Pular para o conteúdo. Ir para a navegação

Portal IDIS

Seções
Ações do documento

Artigos

Um nível acima

Voluntariado Empresarial: Aspectos Jurídicos

Publicado originalmente em outubro de 2005, pela Revista Integração, publicação do CETS - Centro de Estudos do Terceiro Setor - FGV/EAESP, o artigo da Dra. Maria Nazaré Lins Barbosa, aponta aspectos da legislação brasileira referente ao voluntariado.

Leia mais

Uma “nova filantropia” na sociedade brasileira: o Investimento Social Privado

30/06/2006 - Este artigo de Marcos Kisil, presidente do IDIS, apresenta as transformações do conceito de filantropia no decorrer do tempo, apontando as diferenças entre a "filantropia tradicional" (associada à idéia de caridade), e a "nova filantropia" ou "investimento social privado", no qual as doações são feitas e pensadas a partir de um planejamento estratégico, que busca maximizar resultados e/ou impactos dos benefícios para o bem comum.

Leia mais

Dicas para Captação de Recursos para Projetos

Elaborado por Inês Mindlin Lafer, o documento apresenta como elaborar um bom projeto e a melhor maneira de se fazer contato com potenciais financiadores.

Leia mais

A invasão das causas na vida do consumidor brasileiro

Publicado no jornal Meio&Mensagem, em 1º de maio de 2006, o artigo de Márcia Kalvon Woods apresenta como as empresas e organizações sociais podem informar e motivar os cidadãos, no dia-a-dia, para se engajarem em causas sociais.

Leia mais

Responsabilidade Social Empresarial, Investimento Social Privado e Marketing Relacionado a Causas

O documento apresenta as diferenças entre os conceitos, mostrando quais os benefícios de cada um deles para as empresas.

Leia mais

A new paradigm for corporate citizenship

Published on Alliance, Volume 11, Number 1, March 2006, the article presents a new kind of organization in Brazil: the community philanthropy organization (CPO).

Leia mais

Organizações comunitárias no Brasil

Publicado na Alliance Magazine, em 16 de março de 2006, o artigo de Marcos Kisil* discute o surgimento, no Brasil, de um novo tipo de organização: a Organização Filantrópica Comunitária (OFC).

Leia mais

Investimento Social também tem risco e taxa de retorno

Publicado em 21 de julho de 2002, no jornal Valor Econômico (Especial – Empresa&Comunidade), o artigo de Marcos Kisil* defende que a definição sobre a forma de doar e para que atividade ou projeto deve ser tão racional e planejada quanto na área financeira.

Leia mais

Considerações sobre a Eficiência, Eficácia e Sustentabilidade das Organizações da Sociedade Civil

De autoria de Marcos Kisil, presidente do IDIS, o documento traz recomendações para facilitar a ampliação das bases da sustentabilidade das OSCs.

Leia mais

Educação Infantil

Publicado originalmente no site Reescrevendo a Educação (www.reescrevendoaeducacao.com.br), o artigo de Maria Malta Campos, presidenta da ONG Ação Educativa e pesquisadora da Fundação Carlos Chagas, discute a situação da Educação Infantil no Brasil de hoje, comparando-a com a outros países e traçando perspectivas para o futuro.

Leia mais

Redes Intersetoriais de Desenvolvimento Comunitário

Em artigo inédito, Célia R. B. Schlithler, coordenadora da Iniciativa de Investimento Social na Comunidade do IDIS, apresenta o conceito de redes sociais e suas relações com o desenvolvimento comunitário.

Leia mais

Redes de Formação em Perspectiva

Publicado originalmente na revista Marco Social, de agosto de 2006, produzida pelo Instituto Souza Cruz, o artigo, de Pedro Lemos, apresenta exemplos de atuação em rede no ambiente rural brasileiro. A íntegra da revista está disponível no site www.institutosouzacruz.org.br

Leia mais

Por que as pessoas doam?

Escrito por Marcos Kisil, diretor-presidente do IDIS, o artigo apresenta os diversos motivos pelos quais as pessoas são motivadas a fazer doações: altruísmo, egoísmo, competição, devoção, culpa, tradição ou pressão do grupo.

Leia mais

Como elaborar um Programa de Marketing Relacionado a Causas de Sucesso

Um bom programa de MRC exige cuidados em todas as suas etapas de elaboração: planejamento, negociação, gestão, comunicação e prestação de contas. O documento traz dicas de o que fazer e o que evitar nesse processo.

Leia mais

Situando o Desenvolvimento Comunitário Baseado em Talentos e Recursos Locais no Contexto de Desenvolvimento Internacional

Publicado originalmente em inglês, no site do Coady International Institute, da Saint Francis Xavier University, o artigo, de Megan Foster e Dr. Alison Mathie, apresenta as metodologias do Desenvolvimento Comunitário Baseado em Talentos e Recursos Locais (ABCD) e do Olhar Apreciativo (AI), propondo uma comparação entre elas e mostrando as vantagens de que sejam trabalhadas de forma complementar.

Leia mais

Publicação Discute Metodologia do Desenvolvimento Comunitário Baseado em Talentos e Recursos Locais - ABCD

Publicado originalmente na edição nº 67, da Revista Integração, de outubro de 2006, o artigo, escrito por Célia Schlithler e Ana Biglione, profissionais do IDIS, apresenta o livro "Desenvolvimento Comunitário Baseado em Talentos e Recursos Locais – ABCD”, de Lycia e Rogério Arns Neumann.

Leia mais

A Map of the Craft

Realizado pela consultoria Grantcraft (www.grantcraft.org), que é vinculada à Fundação Ford, o documento sistematiza, em quatro páginas, habilidades que devem ser desenvolvidas por um bom doador de recursos. De fácil leitura e com apelo visual, o texto está disponível em inglês.

Leia mais

PPPs Sociais precisam de competência, não apenas de dinheiro

14/12/2006 - Escrito por Marcos Kisil, diretor-presidente do IDIS, este artigo faz uma reflexão sobre o qual o papel do Estado, das empresas e das organizações sociais nas parcerias público-privado (PPP) sociais.

Leia mais

O Diálogo dos Investidores Sociais com as Organizações da Sociedade Civil

14/12/2006 - Escrito por Célia Schlithler, especialista em redes sociais e coordenadora da iniciativa de investimento social na comunidade do IDIS, o texto apresenta os desafios da relação entre investidores sociais e organizações sociais, apontando possíveis caminhos para melhorar o diálogo entre eles.

Leia mais

MRC é estratégia para aliar ativos empresariais à geração de impacto social

10/01/2007 - Escrito por Ana Biglione*, o artigo apresenta como as empresas podem usar seus recursos, expertise e conhecimento gerencial para apoiar organizações sociais e as vantagens do Marketing Relacionado a Causas (MRC), uma parceria entre empresa e organização social, que gera benefício para as duas partes e para a sociedade.

Leia mais

Britânicos valorizam marcas que adotam MRC

Escrito por Melissa Davis, consultora em Responsabilidade Social Empresarial e autora do livro “Mais que um nome: uma introdução à criação de marcas”, o artigo “Cause-Related Consumerism” apresenta as vantagens e os desafios enfrentados por marcas que adotam programas de Marketing Relacionado a Causas. Publicado originalmente em 23 de outubro de 2006, pela BrandChannel, em inglês.

Leia mais

A Mulher e as Metas do Milênio

08/03/2007 - Escrito por Tânia Regina Gasparini Botelho Pupo, gerente de Projetos do IDIS e professora adjunta do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina de Jundiaí, o artigo apresenta como, para se atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, será necessário dar atenção especial à mulher e destaca o papel do movimento de mulheres a partir dos anos 80 na reformulação dos modelos de atenção à saúde.

Leia mais

Por que as empresas estão implantando códigos de ética?

16/08/2006 - Escrito por Maria do Carmo Whitaker* e publicado originalmente no livro "Ética na Vida das Empresas - Depoimentos e Experiências", o artigo defende que o código de ética é um facilitador para se aliar lucros, produtividade, qualidade e eficiência de produtos e serviços, além de outros valores intangíveis que advêm das pessoas que as integram as empresas, tais como honestidade, justiça, cooperação, comprensão.

Leia mais

“Filantrocapitalismo”: mito ou realidade? Como são de fato os novos doadores mundiais?

29/03/2007 - Publicado originalmente na edição de março de 2007 da revista Alliance, o artigo "New philanthropy: a micro-world of busy youngsters", de Olga Alexeeva, coordenadora do Programa Global Trustees da CAF, mostra que uma nova filantropia está emergindo em países e regiões que tradicionalmente eram alvo de ajuda, como o Sudeste Asiático, a América Latina, Índia, Rússia e China.

Leia mais

Os Principais Erros do Investimento Social

29/03/2007 - A alocação estratégica e voluntária de recursos privados para fins públicos (Investimento Social Privado) está presente na pauta das empresas. Mas estar atento para a questão não significa realizar ações de forma efetiva e impacto positivo. Confira os erros mais comuns, que devem ser evitados.

Leia mais

Roteiro para criação e implantação de programas de Voluntariado Empresarial

O documento apresenta, de maneira bastante didática, como implantar programas de voluntariado nas empresas, suas vantagens e desafios.

Leia mais

Glossário do Investidor Social

O documento traz o significado de diversos termos relacionados ao investimento social e à responsabilidade social empresarial.

Leia mais

Princípios e Premissas de Programas de MRC de Sucesso

A partir de documentos e artigos produzidos pelo Business in The Community (BiTC) e pelo IDIS, os integrantes do Comitê de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) de Marketing Relacionado a Causas construíram dez princípios e premissas de um programa bem-sucedido de MRC, apresentados neste documento.

Leia mais

Como incorporar os valores da sustentabilidade corporativa na empresa?

Publicado pelo IDIS em fevereiro de 2007, o documento apresenta um roteiro simplificado de como inserir os valores da sustentabilidade corporativa na empresa, advertindo que esse processo deve permear todas as atividades da organização e ser revisitado periodicamente, dada sua constante mutação.

Leia mais

Código de Ética de Código de Conduta: para que serve e como implementá-los?

Diversas empresas estão construindo seus códigos de Ética e de Conduta, isto é, documentos públicos que explicitam seu compromisso com a orientação ética do negócio. Mas daí a fazer com que esses valores sejam realmente introjetados, passando a fazer parte da cultura da empresa, há um longo caminho. O processo de construção e implementação desses códigos influencia a forma como eles são absorvidos por todos dentro da empresa. Conheça, neste documento, para que servem os códigos, quais suas diferenças e confira algumas dicas de como implementá-los na empresa.

Leia mais

A participação de organizações empresariais em redes sociais

Baseado em trecho do livro "Redes de Desenvolvimento Comunitário: Iniciativas para a Transformação Social", de Célia R. B. Schlithler, a publicação apresenta as diversas formas de empresas e institutos e fundações empresariais atuarem nas redes sociais.

Leia mais

Como definir o foco do investimento social corporativo

Publicada em maio de 2007, a nota técnica explica a importância da definição do foco do investimento social corporativo e seu processo de construção. Também descreve o que a empresa deve observar na hora de estabelecer o foco de um programa de Marketing Relacionado a Causas.

Leia mais

ECA, 17 anos, três temas que deveriam estar na pauta dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente

Escrito por Stéfano Carnevalli, gerente executivo do Instituto DESS, e publicado no dia 13/07/2007 no Jornal Diário de Santa Bárbara e no Jornal O Liberal, o artigo mostra porque os conselhos municipais dos direitos da criança e do adolescente deveriam discutir o monitoramento da situação local das crianças e adolescentes, o Orçamento Criança e o Direito à Convivência Familiar e Comunitária.

Leia mais

Modelos Prevalentes de Comportamento dos Doadores

Extraído do livro "Comunidade: Foco de Filantropia e Investimento Social Privado", publicado pelo IDIS e Editora Global em 2005, o documento compara as características do filantropo tradicional com as do investidor social.

Leia mais

Artigo britânico discute a importância do investimento social no país

20/07/2007 - Publicado em 19/07/2007 no Telegraph.co.uk, o artigo “Giving your money away – the best fun yet”, de Salvatore LaSpada, diretor executivo do Institute of Philanthropy, discute o ambiente do investimento social no Reino Unido.

Leia mais

Dez Dicas IDIS de Investimento Social

08/06/2006 - Acompanhe as dicas do IDIS para se desenvolver um Investimento Social eficiente e eficaz.

Leia mais

GENEROSIDADE: valor intrínseco ao investimento social

16/08/2007 - Escrito por Marcos Kisil, diretor-presidente do IDIS, o artigo foi apresentado pelo autor, em novembro de 2006, durante o Encontro Ibero-americano do Terceiro Setor, realizado no México.

Leia mais

Filantropia 4.0: rumo ao investimento social privado num mundo globalizado

9/11/07 - Publicado originalmente em outubro de 2007 no site do Grupo de Institutos Fundações e Empresas (GIFE), o artigo de Marcos Kisil, diretor-presidente do IDIS, apresenta as sete faces do doador: o devoto, o comunitário, o retribuidor, o herdeiro, o socialite, o altruísta e o investidor.

Leia mais

É hora de atualizar nossa visão de mundo

6/12/2007 - Publicado originalmente na revista Alliance Brasil, o artigo de Ben Tuxworth, diretor de comunicações do Forum for the Future, defende que fundações e organizações da sociedade civil renovem sua forma de pensar e passem a enfrentar o desafio da sustentabilidade global. Para ele, é necessário rever as estratégias de doação, dando um enfoque conjunto para as questões ambientais, sociais e econômicas.

Leia mais

Novos papéis para as fundações corporativas

11/1/2008 - Publicado originalmente no site do Grupo de Institutos Fundações e Empresas (www.gife.org.br), o texto de Rodrigo Zavala trata dos novos desafios enfrentados pelas fundações corporativas. O artigo faz referência a discussões levantadas pela CAF sobre a difícil relação entre os interesses das empresas e as necessidades das fundações que estas mantém.

Leia mais

Três passos para o planejamento sucessório

11/1/2008 - O processo de sucessão em organizações que realizam investimento social familiar é tema do artigo “Three steps in planning for succession”, escrito por Amy Ellsworth, membro da The Philanthropic Initiative (TPI).

Leia mais

Gestão de conhecimento em investimento social é ferramenta para o desenvolvimento

14/1/2008 – A grande quantidade de recursos que instituições dos três setores aplicam em investimento social muitas vezes não surte o efeito pretendido. Segundo Nelson Casarotto Filho e Liana Bettina Alves, pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o problema não está na parte técnica da gestão dos projetos, mas na falta de informações em relação aos vetores de desenvolvimento.

Leia mais

Ação na Comunidade: cartilha do BiTC orienta empresas a intervirem nas localidades onde atuam

23/1/2008 – Publicação divulgada em dezembro de 2007 pelo Business in The Community (BiTC) dá dicas de como ser um bom investidor social na comunidade.

Leia mais

A crise ambiental da filantropia

23/1/2008 – Publicado na revista Alliance Brasil, o artigo de Bernard Mercer aponta a carência de investimentos sociais em questões ambientais. Segundo Mercer, a preocupação dos investidores sociais contemporâneos não se reflete em apoio financeiro às organizações com escopo ambiental. O artigo foi baseado na pesquisa “Green Philanthropy: funding charitable solutions to environmental problems”, do mesmo autor.

Leia mais

Caminhos para empresas sustentáveis

22/2/2008 - Escrito por Márcia Woods, diretora de Desenvolvimento Institucional do IDIS, o artigo discute experiências em sustentabilidade apresentadas na Conferência 2008 do Business in the Community.

Leia mais

Novos horizontes para as cidades

27/2/2008 - A Conferência Mundial sobre Desenvolvimento de Cidades aconteceu em Porto Alegre (RS) entre 13 e 16 de fevereiro. O evento reuniu 7 mil participantes do mundo todo, com o propósito de discutir inovações democráticas e transformação social para cidades inclusivas. Osmar Araújo, gerente de projetos do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), participou do encontro. O artigo é de sua autoria.

Leia mais

Indústria do impacto: quem precisa dela?

26/3/2008 – Inga Pagava, diretora de Desenvolvimento e Consultoria da Charities Aid Foundation Rússia, critica, em artigo publicado originalmente na Alliance Magazine, a adoção de processos de avaliação de impacto externos às organizações. Segundo a especialista, as fundações perdem uma oportunidade valiosa de autoconhecimento ao relegarem o procedimento a agentes de fora. Inga se baseia na última experiência da International Initiative to Strengthen Philanthropy, quando dez fundações de países em desenvolvimento se reuniram em São Petersburgo e desenvolveram, juntas, estratégias próprias de avaliação de impacto.

Leia mais

Desafios de escala: fator para desenvolvimento comunitário

18/4/2008 – No artigo, Célia Schlithler, diretora de Desenvolvimento Comunitário do IDIS, fala sobre o desafio de dar escala aos investimentos sociais privados. Um tema que deve entrar na agenda de discussões de representantes dos três setores da sociedade.

Leia mais

“ONGs devem definir metas claras com medidas de produtividade e qualidade”

20/5/2008 - Publicada originalmente na revista Alliance Brasil, a entrevista de Percy Barnevik, empresário suíço fundador da organização da sociedade civil Hand in Hand International, aborda temas revelantes para o investimento social como a utilização de metas e indicadores de impacto. Barnevik afirma que o sucesso da Hand in Hand é decorrente da administração que segue propostas de negócio.

Leia mais

Convergência de valores éticos

5/6/2008 – Como desenvolver um código de conduta baseado em valores de sustentabilidade? Beno Reicher, que atua em projetos corporativos no IDIS, discute ética corporativa, tema de debate entre o filósofo e educador Mário Sérgio Cortella, o chefe executivo do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), George Kell, e o presidente da AccountAbility, Simon Zadek, durante a última edição da Conferência Ethos.

Leia mais

The Early Development Instrument: A Tool for Monitoring Children’s Development and Readiness for School

3/7/2008 – Em seu artigo The Early Development Instrument: A Tool for Monitoring Children’s Development and Readiness for School (O Instrumento de Desenvolvimento: uma ferramenta para monitorar o desenvolvimento de crianças e seu preparo para a escola), a professora da Mcmaster University (Canadá) Magdalena Janus apresenta indicadores que ajudam a medir o desenvolvimento infantil.

Leia mais

Ferramenta mede desenvolvimento na primeira infância

3/7/2008 – Em seu artigo The Early Development Instrument: A Tool for Monitoring Children’s Development and Readiness for School (O Instrumento de Desenvolvimento: uma ferramenta para monitorar o desenvolvimento de crianças e seu preparo para a escola), a professora da Mcmaster University (Canadá) Magdalena Janus apresenta indicadores que ajudam a medir o desenvolvimento infantil.

Leia mais

Investimento Social é assunto de família

Diretora de Empresas e Famílias do IDIS, Juliana Gazzotti Schneider discute o engajamento social de indivíduos de alto poder aquisitivo. Segundo ela, o planejamento estratégico da filantropia familiar garante resultados positivos e fortalece os valores dos membros da família.

Leia mais

A curva da mudança em fundações

24/9/2008 – John Healy esteve no Brasil durante o primeiro módulo do curso Foundation School, promovido pelo IDIS em parceria com a Charities Aid Foundation (CAF) e a C.S. Mott Foundation. Organizado para discutir estratégias de investimento social familiar no Brasil, o seminário trouxe Healy para discutir os conceitos que fundam a filantropia estratégica. Atual professor do Centre for Nonprofit Management na Trinity College Dublin, Healy foi presidente e CEO da The Atlantic Philanthropies entre 2001 e 2007. No seu artigo escrito exclusivamente para o IDIS, o consultor reflete sobre as bases do investimento social e defende a adoção de medidas objetivas para potencializar resultados.

Leia mais

Investimento Social Estratégico: Integrando o Processo e a Visão

25/9/2008 - Stephen P. Johnson é vice-presidente da The Philanthropic Initiative, uma organização sem fins lucrativos que, há duas décadas, orienta ações em filantropia estratégica. No artigo escrito exclusivamente para o IDIS, Johnson analisa as bases para doar bem.

Leia mais

Gestão de Redes Sociais

Consultora em desenvolvimento de grupos, redes e comunidades, Célia Schlithler aborda os principais elementos para a gestão de redes sociais. A especialista destaca a função dos facilitadores e analisa como algumas ferramentas podem potencializar socialização e resultados. O documento foi a base teórica da sétima oficina de formação das Redes Pela Educação Infantil (REDINS).

Leia mais

Assumindo Responsabilidade

29/10/2008 - Publicado originalmente na revista Caritas, o artigo de Shanta Acharya apresenta uma macro visão sobre o papel do investimento socialmente responsável. Shanta é diretora da Initiative on Foundation and Endowment Asset Management da London Business School.

Leia mais

Crise mundial poderá transformar o terceiro setor no Brasil

31/10/2008 - Para o presidente do IDIS Marcos Kisil, os efeitos da atual crise financeira devem atingir o terceiro setor brasileiro de diversas maneiras. Além do impacto em financiamento e obtenção de recursos, a falta de liquidez pode tornar os doadores mais exigentes em relação às organizações. Confira o artigo na íntegra.

Leia mais

Processo é resultado

20/1/2009 - Publicado originalmente na Rede GIFE online, o artigo de Célia Schlithler fala sobre resultados em projetos de investimento social privado. Para a assistente social especialista em formação de grupos e redes sociais, o processo de desenvolvimento desses projetos já é resultado. Leia o artigo completo.

Leia mais

Identificando os verdadeiros investidores sociais

13/3/2009 – Em artigo na edição de março de 2009 da revista Alliance, o diretor-presidente do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), Marcos Kisil, aponta o comportamento do investidor social na América Latina desde o surgimento da crise econômica mundial. Intitulado Separating the real social investors from the rest (Identificando os verdadeiros investidores sociais, em tradução livre), o texto, em inglês, mostra que as doações continuam em ritmo estável, apesar de algumas reduções.

Leia mais

Edital de seleção torna-se ferramenta no investimento social

24/3/2009 - O artigo trata sobre a importância do uso do edital de seleção como ferramenta transparente e pública para escolha de projetos socioambientais que atendam ao interesse do investidor social. O texto é assinado pela equipe de colaboradores do IDIS: Carla Cabrera, Mirza Laranja e Tatiana Akabane van Eyll, gerentes de Projeto.

Leia mais

O que um bilionário deveria doar - e o que você deveria?

30/4/2009 - O texto de Peter Singer, publicado em 2006 no The New York Times e traduzido pelo IDIS, discute dois casos de sucesso de investimento social privado, que envolvem os bilionários americanos Bill Gattes e Warren Buffet. Gates e sua mulher, Melinda, possuem uma fundação que contribui para a redução da pobreza, de doenças e da mortalidade infantil nos países em desenvolvimento. Buffet é conhecido pelos altos valores que aplica em causas sociais. Ele doou grande parte de seu dinheiro para a Fundação de Bill Gates e também para outras instituições. O texto trata principalmente da ética que envolve altos investimentos.

Leia mais

Diálogo Nacional para uma Política Pública de Juventude

30/4/2009 - O Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e o Pólis (Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais) apresentam a síntese da pesquisa "Juventude Brasileira e Democracia – participação, esferas e políticas públicas", que buscou ouvir diferentes jovens brasileiros, entre 15 a 24 anos de idade. A pesquisa, publicada em julho de 2006, procurou incentivar o debate sobre as condições e perspectivas desses jovens com relação à educação, ao trabalho, à cultura e ao lazer, além de fazê-los pensar sobre os limites e as possibilidades de sua participação em atividades políticas, sociais e comunitárias.

Leia mais

Elaboração de projetos: o que é e por que realizar?

19/5/2009 - A elaboração de projetos já foi muito discutida no terceiro setor. No entanto, ainda é uma ferramenta pouco utilizada pela maioria das organizações da sociedade civil. Neste artigo, Carla Cabrera, gerente de projetos do IDIS, apresenta por que esse instrumento ainda é atual e deve ser realizado de forma coletiva.

Leia mais

O que consta em um projeto social?

19/5/2009 - Confira neste roteiro básico elaborado por Carla Cabrera, gerente de projetos do IDIS, que rubricas e informações devem estar presentes em um projeto desenvolvido por uma organização da sociedade civil. Um projeto é composto de diversos itens que, encadeados, dão sentido, corpo e forma à ideia da organização.

Leia mais

Fórum Global de Filantropia: uma incontestável esperança

3/6/2009 - O Fórum Global de Filantropia de 2009 foi marcado pela mensagem de esperança, mesmo no cenário de crise econômica mundial. A análise é de Olga Alekseeva, coordenadora do programa Global Trustees da Charities Aid Foundation do Reino Unido (GT CAF-UK), que participou do evento, ocorrido em abril. No texto, Olga ainda destaca as discussões sobre o futuro da filantropia e a visão sobre os investidores muçulmanos.

Leia mais

Documentos em ordem são imprescindíveis para pleitear financiamento

17/6/2009 – No artigo, a gerente de projetos do IDIS, Carla Cabrera Duarte, e a diretora Administrativa da instituição, Silvia Benedini Bertoncini, apontam quais os documentos que, geralmente, os investidores sociais solicitam na hora de fechar uma doação. As profissionais também tratam sobre o método que o Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social utiliza na avaliação qualitativa da instituição pleiteante.

Leia mais

Dez dicas da Charities Aid Foundation para que o investimento social corporativo se perpetue

11/8/2009 - Na atual conjuntura econômica, com demissões acontecendo em todo o Reino Unido e ao redor do mundo, seria ingênuo simplesmente dizer aos investidores sociais "doe mais". O relatório Helping Companies Helping Charities, publicado pela CAF em julho, destacou a necessidade de as instituições praticarem o investimento social sem restrições.

Leia mais

Diferenças entre associação e fundação

19/8/2009 - Na nota técnica, o IDIS explica quais são as especificidades, vantagens e desvantagens de se criar uma associação ou fundação, enquanto personalidade jurídica para uma organização social. Confira também que algumas nomenclaturas são consideradas fantasia.

Leia mais

Quinze anos de investimento social privado no Brasil: conceito e práticas em construção

16/11/2009 - Fernando Nogueira, professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e da Escola de Administração e Empresas de São Paulo (EAESP), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), e a professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) Paula Schommer escrevem, em artigo acadêmico, sobre o surgimento e a construção do conceito de investimento social (ISP) privado no Brasil. Com base em pesquisa documental e bibliográfica, o ex-gerente de Relacionamento do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas discorre sobre os tipos de ISPs presentes e discute os desafios e tendências da construção do termo e das práticas na área. Os autores vêem tendência na diversificação dos modelos e a criação de redes de aprendizagem sobre o assuntos, com o envolvimento de representantes de diversos setores.

Leia mais

Depois do impacto, a reflexão

15/12/2009 – A partir de uma sondagem qualitativa realizada pelo IDIS durante o segundo semestre de 2009, o artigo discute o impacto da crise econômica sobre o investimento social privado.

Leia mais

Avaliação permite medir efetividade das ações da Fundação Banco do Brasil

12/1/2009 – No primeiro artigo que integra a parceria com o Portal do Investimento Social, do IDIS, a Fundação Banco do Brasil (FBB) explica como adotou a metodologia de avaliação de programas e projetos sociais.

Leia mais

CAF aposta em estratégia global

12/1/2009 – O gerente de Projetos do IDIS Osmar Araújo esteve em treinamento na Charities Aid Foundation (CAF) em Londres e conta, em artigo, a importância de escutar cada vez mais (e melhor) as necessidades dos investidores sociais.

Leia mais

As tecnologias sociais e o cenário internacional

17/2/2010 – O presidente da Fundação Banco do Brasil, Jacques Pena, conta como as tecnologias sociais aplicadas no Brasil são capazes de ganhar capilaridade junto a outros países, inclusive em situações extremas, como o Haiti. O artigo faz parte da parceria entre a fundação e o Portal do Investimento Social, do IDIS.

Leia mais

José Mindlin: um benfeitor da sociedade

2/3/2010 - O diretor-presidente do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), Marcos Kisil, homenageia o bibliófilo e membro da Academia Brasileira de Letras, José Mindlin, morto em 28 de fevereiro de 2010, aos 95 anos, por falência múltipla de órgãos. Mindlin possuía a maior biblioteca particular do Brasil, doada para a Universidade de São Paulo (USP) em 2006. Ele foi secretário da Cultura de São Paulo na década de 1970.

Leia mais

A importância das pequenas doações em um país grande (Tradução livre)

3/4/2010 – Em artigo (disponível apenas em inglês), a diretora de Educação do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), Helena Monteiro, destaca o potencial das pequenas doações (individuais ou não) em um país tão grande como o Brasil. Nos últimos 20 anos, a nação tem crescido e desenvolvido mais o seu investimento social. O artigo foi originalmente publicado na revista Alliance, em março de 2010. A Alliance, em parceria com a Avina e o Instituto de Comunicación y Desarrollo (ICD), oferece assinaturas eletrônicas gratuitas para profissionais que atuam no setor na América Latina. Para mais informações e cadastro visite: http://www.alliancemagazine.org/en/content/free-electronic-subscriptions-latin-america-0.

Leia mais

Retorno econômico de projetos sociais corporativos: limites da avaliação

9/3/2010 – A consultora e professora de avaliação de projetos sociais corporativos Maria Cecília Prates Rodrigues analisa o quanto pode ser frágil a metodologia de avaliar os projetos sociais corporativos sob a perspectiva do retorno financeiro, uma vez que os impactos nem sempre podem ser traduzidos em dados monetários confiáveis. Maria Cecília é autora dos livros Ação social das empresas: como avaliar resultados? (FGV, 2005) e Projetos sociais corporativos: como avaliar e tornar essa estratégia eficaz (Atlas, 2010).

Leia mais

Fundação BB lança Guia das Melhores Práticas de Governança voltado para o Terceiro Setor

15/3/2010 – Em seu terceiro texto institucional no Portal do Investimento Social, a Fundação Banco do Brasil (FBB) destaca nova publicação, Guia das Melhores Práticas de Governança para Fundações e Institutos Empresariais, feito em parceria com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

Leia mais

Marketing social: um caminho para o investidor social

30/3/2010 – A diretora de Desenvolvimento Institucional do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), Marcia Kalvon Woods, explica por que o marketing social pode ser uma ferramenta para investidores sociais alavancarem uma causa, além de colaborar para a conscientização da sociedade.

Leia mais

A contribuição da Fundação Banco do Brasil para a qualidade de vida e a sustentabilidade do Semiárido brasileiro

14/4/2010 – Em artigo mensal, a Fundação Banco do Brasil (FBB) explica o papel da instituição para a melhoria do bem-estar da população que vive na região com alguns dos piores índices sociais do Brasil. O conteúdo é parte da parceria entre a FBB e o Portal do Investimento Social.

Leia mais

Aliança por Recursos

7/5/2010 – O coordenador no Brasil da Aliança Estratégica The Resource Alliance/Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), Rodrigo Alvarez, demonstra alguns dos caminhos a serem percorridos para se aumentar a disponibilidade de recursos para o investimento social no país. No artigo, ele explica como a aliança entre a The Resource Alliance e o IDIS chega para potencializar a mudança. O especialista possui 14 anos de carreira no setor.

Leia mais

Reciclar um futuro

11/5/2010 – Se a reciclagem de resíduos sólidos tornou-se realidade no cotidiano de municípios e de empresas, a sanção da Política Nacional de Resíduos Sólidos chega para dividir a responsabilidade sobre a destinação do lixo. Nesse contexto, o presidente da Fundação Banco do Brasil (FBB), Jacques Pena, avalia os possíveis impactos para a sociedade e conta como a instituição investe em projetos no setor desde 2003.

Leia mais

Co-funding, uma estratégia de sinergia no investimento social

9/6/2010 – Em artigo, Marcos Kisil, presidente do IDIS, apresenta o co-funding, uma nova forma de contribuir para a transformação social, em que investidores sociais se unem para atuar de maneira estratégica e sinérgica.

Leia mais

Fundos patrimoniais e a perenização da ação filantrópica

22/6/2010 – A diretora de Administração e Finanças da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), Paula Fabiani, escreve sobre a relação entre fundos patrimoniais e a perpetuação das organizações da sociedade civil. Ela destaca a necessidade do aumento desse tipo de fundo no Brasil. Paula é economista, formada pela Universidade de São Paulo, com MBA na New York University, especialização em Endowment Asset Management pela London Business School e pela Universidade de Yale. Ela integra o Comitê de Governança Corporativa do Terceiro Setor do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

Leia mais

Nova presidência na Fundação Banco do Brasil

16/8/2010 - O novo presidente da Fundação Banco do Brasil, Jorge Alfredo Streit, apresenta as orientações de seu mandato à frente da organização da sociedade civil. Streit é funcionário de carreira do Banco do Brasil desde 1980, graduado em Administração (Universidade Federal de Rondônia – UNIR) e mestre em Gestão Social e Trabalho (UnB). Ele possui, ainda, MBA em Gestão Empresarial pela Universidade de São Paulo (USP) e é especialista em Controladoria Institucional e Ambiental (UNIR).

Leia mais

O que pode o filantropo esperar do governo?

31/8/2010 – O diretor-presidente do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), Marcos Kisil, escreve sobre a relação entre o investidor social e os governos, especialmente no momento eleitoral pelo qual o Brasil passa. Ele questiona, por exemplo, o que os candidatos teriam a dizer sobre a articulação entre seus planos de governo e a participação da sociedade civil.

Leia mais

Uma conversa ao redor do fogão sobre captação de recursos

Rodrigo Alvarez fala sobre sustentabilidade financeira das organizações filantrópicas e os desafios que os captadores de recursos devem assumir para si.

Leia mais

Natal: época de doar ou de investir na esperança?

20/12/2010 - O diretor presidente do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), Marcos Kisil, discute como o apelo emocional desta época do ano pode induzir a enganos sobre a natureza da filantropia e adverte: é preciso saber para o quê, para quem e com que expectativa de resultado se faz uma doação.

Leia mais

Antonio Carlos Gomes da Costa: o legado de um EDUCADOR

Neste artigo, o diretor presidente do IDIS, Marcos Kisil, homenageia o professor Antonio Carlos, falecido no dia 4 de março de 2011. "Perdemos um educador, um combativo agente dos direitos da infância, um profissional qualificado, um patriota, um amigo. Tive o privilégio de sua amizade, de suas lúcidas observações, de seus argumentos arrojados em favor do bem comum."

Leia mais

Parceria The Resource Alliance

Em abril de 2010, o IDIS e a The Resource Alliance firmaram uma aliança estratégia para fortalecer e profissionalizar as organizações da sociedade civil (OSCs) brasileiras. Trata-se de um projeto estratégico de longo prazo.

Leia mais

Acessar


Esqueceu sua senha?
Novo usuário?
Cadastre-se para receber o InVista Social - Boletim do Investidor Social.

Parceiros


 

Impulsionado pelo Plone, o Sistema de Gerenciamento de Conteúdos de Código Aberto