Esperançar: o verbo que se conjuga em comunidade

27 de outubro de 2025

Por Carla Irrazabal, analista no programa Transformando Territórios

O Fórum Brasileiro de Filantropos e Investidores Sociais 2025 nos convidou a conjugar o verbo esperançar. A conversa Territórios e Comunidades: Sonhar e Transformar’ propôs um exercício gramatical sobre esse verbo, em que ele seria conjugado pensando nos sujeitos, nas ações e nas implicações de cada tempo verbal.

 

Veja a sessão completa em:

 

 

Para deixar todos em linha, esperançar, como bem lembrou Tião Rocha nessa conversa, vem de Paulo Freire e é um verbo de ação. Essa perspectiva transforma a espera, usualmente associada à passividade, em algo em movimento.

Iniciando o exercício gramatical, podemos pensar que o território é o sujeito do verbo esperançar. São as comunidades que têm as respostas e as ações para se manter firmes e se reconstruírem nos momentos de necessidade. Assim, a ação esperançar é feita pelos territórios.

Gleice Santana, coordenadora de cidadania e sustentabilidade no centro cooperativo do Sicoob, explicou que o modelo de cooperativas são uma prova disso. Esses grupos se formam a partir de necessidades e demandas territoriais e trazem respostas invertendo a lógica de clientes para associados. Essa ideia de colaboração é tão forte que está presente em um dos princípios cooperativos. O 7º princípio é justamente o interesse pela comunidade, que estabelece que as cooperativas trabalham pelo desenvolvimento sustentável das comunidades às quais estão inseridas.

Seguindo na caracterização do sujeito do verbo esperançar, Domênica Falcão, da Fundação Grupo Volkswagen, traz a experiência do trabalho da organização, que tem sido focado diretamente no território e na escuta ativa das comunidades. Domênica trouxe a perspectiva de quebrar a lógica de “comunidade do entorno” – as fábricas fazem parte das comunidades e estão inseridas nos territórios. Podemos pensar, assim, que o território é um ecossistema que envolve múltiplos atores. O sujeito desse verbo é plural.

Agora, com o sujeito bem caracterizado por essa pluralidade comunitária que representa um território, seguimos para a conjugação desse verbo, colocada logo no início da fala de Tião – presente do indicativo. “Nós esperançamos”. O presente do indicativo é usado para falar de uma ação que ocorre no momento da fala e que é algo habitual. Reforçando a ideia de que o esperançar é presente, mas também se estende para o futuro do tempo verbal, é um ato contínuo.

E é justamente nesse “nós” que Tião aprofunda o sentido do verbo. Ele lembrou de um provérbio ouvido em Moçambique: “É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”. Essa imagem amplia a ideia do sujeito coletivo e nos devolve à noção de que educar e transformar são gestos que só existem em coletivo. Ele também nos convidou a olhar para a utopia não como um ponto inalcançável, mas como farol, algo que orienta, inspira e nos mantém em movimento. Ao revisitar o passado, recordou o tempo em que muitos projetos sociais buscavam respostas fora dos territórios, tentando impor modos de vida “corretos”. Esperançar, então, é também ter a humildade de aprender com o território, de reconhecer que é dele que nascem as causas e as verdadeiras possibilidades de transformação.

Selma Moreira, que moderou a conversa, costurou esse conjunto de ideias com uma provocação necessária: a de que quem “tem a caneta” precisa parar para escutar. Escutar de verdade, sem hierarquizar saberes, sem colocar o conhecimento técnico acima da experiência vivida. Porque há sabedoria nas práticas cotidianas e força nas vozes que nem sempre são ouvidas. Escutar, nesse sentido, é também um verbo de ação e que deve andar junto com o verbo desse exercício gramatical, o esperançar.

Concluindo o exercício, o verbo esperançar se revela como um chamado à prática compartilhada, feita no presente e sustentada pela coletividade. Ele nos lembra que esperançar não é espera, é movimento. É o gesto de construir junto, de aprender, de se responsabilizar. Quando dizemos “nós esperançamos”, afirmamos que o futuro não se inventa sozinho e nem de fora para dentro. Ele já se inicia no presente e se tece entre pessoas, territórios e vínculos que se reconhecem como parte de um mesmo caminho. Nesse percurso, a filantropia e o investimento social privado têm um papel essencial: o de reconhecer e fortalecer as potências que já existem nos territórios, atuando não como protagonistas, mas como parceiros do esperançar coletivo, somando forças para que o esperançar siga sendo um verbo no presente do indicativo no plural.

Fotos: André Porto e Caio Graça/IDIS.