A Crise Ambiental da Filantropia

23 de janeiro de 2008

Publicado na revista Alliance Brasil, o artigo de Bernard Mercer aponta a carência de investimentos sociais em questões ambientais. Segundo Mercer, a preocupação dos investidores sociais contemporâneos não se reflete em apoio financeiro às organizações com escopo ambiental. O artigo foi baseado na pesquisa “Green Philanthropy: funding charitable solutions to environmental problems”, do mesmo autor.

A mudança climática e a perda de recursos naturais e da biodiversidade são dois dos maiores desafios do século XXI, embora sejam ignorados pela maioria das fundações estabelecidas, pelos novos “filantrocapitalistas” e pelos financiadores governamentais. Parece que a crise ambiental da filantropia é tanto cultural quanto financeira, uma vez que tem sua origem de uma falta de conexão entre mudança climática e outras questões ambientais e os problemas que são considerados questões “humanas”.

“Por favor, entendam, nós não somos protetores de árvores”, disse recentemente um importante banqueiro de investimentos, quando apresentou em um jantar o novo relatório da empresa sobre as ameaças da mudança climática aos negócios. Na mesma semana, um importante gestor de fundo de hedge, comentando a sua filantropia, disse “Nós podemos escolher. Podemos ajudar as pessoas ou podemos ajudar os animais.”

Praticamente ao mesmo tempo, o Departamento de Desenvolvimento Internacional do governo do Reino Unido (DFID) foi fustigado pelo Comitê Parlamentar de Auditoria Ambiental devido a uma “total falta de integração das prioridades ambientais na política de ajuda e desenvolvimento do Reino Unido”.

O que acontece com o meio ambiente que causa tanta confusão e mal-entendidos? Por que a crescente preocupação com a extensão e a gravidade dos desafios ambientais globais não se reflete no apoio financeiro para as organizações ambientais? Essas são algumas das questões levantadas em Green Philanthropy: Funding charitable solutions to environmental problems, um novo relatório da New Philanthropy Capital (NPC), baseado em 18 meses de pesquisas e mais de 130 entrevistas com os principais financiadores, organizações filantrópicas e especialistas em meio ambiente.

Financiamento inadequado das organizações ambientais

Descobrimos que menos de 2 por cento dos financiamento anuais das 100 maiores organizações filantrópicas do Reino Unido, £18,1 milhões em um orçamento de £1,1 bilhão, é alocado a causas ambientais. As prioridades do público no Reino Unido são similares: apenas 5 por cento dos doadores privados contribuem para o meio ambiente. Esses números estão alinhados com outro recente relatório, produzido pelo Environmental Funders Network do Reino Unido, Where the Green Grants Went 3: Patterns of UK funding for environmental and conservation work.1

Um artigo recente da Stanford Social Innovation Review2 mostra tendências similares na filantropia americana: no geral, apenas 5% dos gastos das fundações americanas vai para o meio ambiente. O autor do artigo, Charles Conn, observa também que a nova onda do “filantrocapitalismo” tem ficado longe das questões ambientais. Os dados relativos ao resto do mundo não estão disponíveis, mas parece provável que as tendências sejam similares às do Reino Unido e dos Estados Unidos.

No setor público, os orçamentos ambientais do Reino Unido e de outros membros da Organization for Economic Cooperation and Development (OECD) são substanciais no contexto doméstico, mas os recursos para o trabalho internacional são mínimos, especialmente nos países tropicais e subtropicais, mais vulneráveis à mudança climática e onde estão os patrimônios naturais mais ameaçados e mais valiosos. Apenas 2% do orçamento de ajuda de £2,1 bilhões do governo do Reino Unido vão para a proteção ambiental.

Por que o financiamento para a mudança climática e outros problemas ambientais é tão inadequado?

Existem vários motivos para isso. Até recentemente, devido às dificuldades na obtenção de dados convincentes sobre a gravidade dos problemas ambientais, havia uma incerteza sobre a necessidade de ação. A pobreza é visível agora, mas a degradação ambiental é geralmente vista como remota, cujas conseqüências só serão sentidas no futuro.

Isso está mudando. Relatórios marcantes do Painel Internacional sobre a Mudança Climática (2001 e 2007) e a Millennium Ecosystem Assessment (2005) indicam que a comunidade científica conseguiu um nível sem precedentes de consenso sobre os problemas ambientais e está fornecendo ao público evidências abrangentes sobre o estado atual do planeta.

A falta de informações sobre o “mercado” filantrópico, especialmente quanto ao desempenho e os resultados das organizações, inibe os doadores em qualquer setor. A NPC descobriu que isso é ampliado no setor ambiental. Muitos doadores, incluindo os filantropos mais novos, querem doar para organizações ambientais, mas são impedidos pela incerteza quanto à forma mais eficaz de fazê-lo.

O que os doadores e financiadores podem fazer para ajudar?

São necessários mais financiadores. Um maior número de fontes de financiamento diluiria os riscos e aumentaria o valor dos financiamentos. As organizações que trabalham com a mudança climática e com outros problemas ambientais estão excessivamente dependentes de alguns poucos financiadores. Essas organizações não podem ter a segurança de que as inovações e as ambições terão um apoio crescente se não houver ninguém para fornecê-lo.

Mostrar paciência e compromisso – A solução de problemas ambientais leva tempo, mas as fontes de financiamento são escassas. Pode ser necessário que os novos financiadores forneçam fundos por prazos longos, até mesmo por dez anos, para maximizar o impacto de sua contribuição. O apoio à infra-estrutura das organizações e à atividade-fim trará uma melhoria no desempenho do setor.

Fomentar a colaboração – É preciso fortalecer o compartilhamento de conhecimentos e o diálogo entre os financiadores e entre os financiadores e as organizações. O incentivo e o financiamento para redes e fóruns bem organizados deve ajudar no compartilhamento do conhecimento e na maior colaboração nos objetivos e agendas comuns.

Ser ambicioso – Existe espaço para que os financiadores apóiem novas iniciativas tratem de algumas das lacunas no cenário das organizações. Neste setor, o risco de duplicação de esforços é pequeno.

Prioridades de financiamento

Financiamento inicial – Nossa pesquisa descobriu uma necessidade urgente de financiamento inicial. Como a mudança climática é um problema novo, as soluções estão apenas começando a emergir. Isso coloca um alto prêmio na inovação, na energia empreendedora e nas idéias. No entanto, existe atualmente uma lacuna entre o reconhecimento do desafio e a aplicação de recursos para a ação. Para muitas organizações e projetos novos, o acesso a fundos no intervalo de £10.000–£100.000 fará uma diferença muito significativa.

Escala e replicação – Outro requisito é que o financiamento amplie e replique iniciativas bem-sucedidas. Levará décadas para enfrentar a mudança climática, e dar apoio às organizações nos estágios iniciais é apenas o primeiro passo. Uma vez que os modelos e enfoques tenham sido comprovados, as organizações bem-sucedidas precisarão de apoio para ampliação e replicação. Isso exige que os financiadores – fundos e fundações filantrópicas que podem se comprometer com programas de financiamento de três a cinco anos – assumam compromissos de longo prazo para enfrentar o problema.

Fornecimento de melhores informações

A ausência de dados, evidências e análises inibe o progresso. Mesmo quando existem dados primários, a falta de energia, confiança e vontade impede que eles sejam usados para o desenvolvimento de uma boa orientação política. Os financiadores poderiam mudar essa situação em poucos anos dando apoio a organizações que coletam e analisam os resultados para levar a mudanças.

Evitar erros

Talvez não seja intuitivo, mas evitar os erros será tão valioso quanto produzir soluções efetivas. Existe um perigo real de que o tratamento da mudança climática se torne uma corrida do outro, com o progresso real na redução das emissões se tornando mais e mais intangível. A devastação da floresta da Indonésia para a produção de óleo para biocombustíveis é um exemplo atual. A melhor maneira de lidar com essa questão é obter e disseminar evidências sobre o que funciona e o que não funciona.

Muitas organizações podem colocar os objetivos ambientais no topo de suas agendas e elas estão em posição de garantir que não cometamos erros desastrosos. No entanto, para desenvolver informações e análise adequadas e com credibilidade, elas precisam de financiamento adequado.

O desafio cultural

É necessário realismo na busca de soluções para a mudança climática. Não sabemos que enfoques levarão aos melhores resultados, o sucesso será provavelmente resultado de liderança, criatividade e determinação, em vez de resultado de qualquer modelo.

Como em qualquer mercado emergente, é difícil indicar com antecedência quem serão os vencedores. Isso é um argumento a favor de estratégias de financiamento que tão abertas e ágeis quanto for possível, descartando noções preconcebidas sobre o valor do trabalho comunitário versus o lobby político, ou sobre as vantagens de eventos públicos sobre o agenciamento e negociação a portas fechadas.

No entanto, o maior desafio para a filantropia orientada à mudança climática seja a necessidade de entender que os problemas ambientais e os problemas do bem-estar humano são interconectados. No Chifre da África, a pobreza é exacerbada pela deterioração do ambiente natural, trazida pelo desflorestamento e pela mudança climática.

Quando as várzeas da Indonésia são queimadas, elas destroem a biodiversidade e os “serviços do ecossistema”, como fontes de água, empobrecendo a vida dos habitantes locais e liberando grandes quantidades de gás carbônico na atmosfera. A proteção ao meio ambiente tem sido inibida no passado pela visão de que o mundo natural é separado e distante dos outros problemas sociais. Não desejamos repetir esses erros no futuro. As estratégias de redução das mudanças climáticas precisam incluir ações para preservar os recursos naturais e a biodiversidade, além da redução nas emissões resultantes da geração de energia e de outras atividades industriais e urbanas.

 

1 – 176 fundos de caridade engajados no financiamento de ações ambientais forneceram £33,6 milhões em financiamentos, apenas 1,6 por cento dos £2,04 bilhões doados por 498 dos maiores fundos de financiamento do Reino Unido.

– C Conn, “Robbing the Grandchildren: Foundations, shortsightedness is jeopardizing the planets future”, in Stanford Social Innovation Review, Verão de 2007.

 

Bernard Mercer foi CEO Fundador da New Philanthropy Capital. Ele é o autor de Green Philanthropy. E-mail:bmercer@mercerenvironment.net.

 

Fonte: http://www.gife.org.br/alliancebrasil/

 

Saiba Mais

Leia o artigo Green Philanthropy: Funding charitable solutions to environmental problems completo, em inglês.