A Curva da Mudança em Fundações

24 de setembro de 2008

John Healy esteve no Brasil durante o primeiro módulo do curso Foundation School, promovido pelo IDIS em parceria com a Charities Aid Foundation (CAF) e a C.S. Mott Foundation. Organizado para discutir estratégias de investimento social familiar no Brasil, o seminário trouxe Healy para discutir os conceitos que fundam a filantropia estratégica. Atual professor do Centre for Nonprofit Management na Trinity College Dublin, Healy foi presidente e CEO da The Atlantic Philanthropies entre 2001 e 2007. No seu artigo escrito exclusivamente para o IDIS, o consultor reflete sobre as bases do investimento social e defende a adoção de medidas objetivas para potencializar resultados.

John HealyA base do modelo atual de fundações financiadoras é recente diante da longa história da filantropia. A prática já era comum entre egípcios, gregos e romanos, que investiam em obras como bibliotecas e academias de estudo. Na Idade Média, a este conceito foi introduzida a criação de fundos patrimoniais, que tinham como objetivo garantir existência de longo prazo à instituição.

Paralelo à revolução industrial, o século 19 também assistiu ao crescimento da cultura de filantropia. O Reino Unido, em especial, produziu uma geração de investidores sociais que começaram a estabelecer os primeiros traços de uma filantropia científica. Joseph Rowntree, fundador da Joseph Rowntree Foundation, defendia a necessidade de pesquisar as causas das mazelas sociais, em vez de apenas remediar as manifestações superficiais.

O posicionamento de Rowntree era baseado nos ensinamentos de duas figuras importantes do investimento social. Nos Estados Unidos, os filantropos Andrew Carnegie e John Rockefeller estabeleceram, há pouco mais de cem anos, os primeiros parâmetros de excelência para fundações.

Carnegie, que acumulava a maior fortuna do mundo quando decidiu se aposentar, em 1901, acreditava que o problema da modernidade era a administração da riqueza. As grandes disparidades sociais faziam com os homens se afastassem e a filantropia revertia esta situação. Além disso, seguia uma doutrina que pregava o retorno de grandes fortunas à sociedade como forma de investimento social. “O homem que morre rico morre sem honra”, afirmava.

Ainda em 1889, Carnegie criticava as ações filantrópicas não-estratégicas. Afirmava que para cada mil dólares gastos em caridade, 950 eram desperdiçados. A filantropia científica deste período estabelecia propósitos amplos em causas essenciais, agia em uma escala sem precedentes, financiava projetos ao invés de desenvolver programas próprios, possuía amplo escopo geográfico e fundava organizações com administração profissional e laica.

Em 10 anos, o filantropo investiu 90% de sua fortuna. Em 1911, ele tinha doado mais de 43 milhões de dólares para a edificação de bibliotecas públicas (duas mil foram construídas) e cerca de 110 milhões para educação e paz mundial. Fundado em 1910, o Carnegie Endowment for International Peace é a mais velha instituição de privada norte-americana que se concentra em assuntos de guerra e paz.

As bases lançadas por Carnegie e Rockfeller foram essenciais para o entendimento de filantropia e investimento social contemporâneo. Porém, para atender melhor às necessidades da nossa sociedade, o modelo precisa de ajustes. O escopo amplo e a missão flexível do passado, por exemplo, devem ser substituídos por foco e objetivos mensuráveis.

Isto porque os estudos e conhecimento empírico comprovam que a especialização em áreas determinadas potencializa a eficiência das instituições. Crescer em um eixo vertical e não horizontal é a melhor estratégia de missão e trabalho para fundações financiadoras.

A perpetuidade da organização também é um assunto que provoca debates no setor. A fundação que decide adotar a política de uma vida limitada pode lidar com os problemas de maneira direta e gastar estrategicamente o máximo de dinheiro disponível.

Além disso, estas organizações devem abandonar muito da arrogância herdada das fundações do início do século. Isso porque as fundações financiadoras possuem uma percepção exagerada de seu potencial para mudança social. Essas instituições privadas podem ajudar a acelerar processos em curso e despertar a atenção pública para assuntos cruciais.