Com Modelo Inovador e Lucrativo, Empresa Alimenta Crianças Subnutridas ao Vender Seus Productos

5 de fevereiro de 2014

A empresa norte-americana 2 Degrees Food adotou um modelo inovador para ajudar quem precisa ao mesmo tempo em que faz negócios lucrativos: a cada barra de cereal saudável que vende, ela doa uma refeição para uma criança subnutrida em algum ponto do mundo.

Fundada em 2011 por Will Hauser e Lauren Walters, a empresa já doou até agora mais de um milhão de refeições, e é a primeira do ramo alimentício a adotar um modelo conhecido como Buy-One-Give-One. “Cada vez que um produto é comprado, isso permite que uma refeição seja doada através de algum parceiro sem fins lucrativos”, explica Walters.

A empresa é destaque no site Business Doing Good, iniciativa pessoal de Rachel Hutchisson, diretora de cidadania corporativa e filantropia na Blackbaud, Inc. – empresa de tecnologia especializada em consultoria para o terceiro setor. O objetivo do site é incentivar práticas de responsabilidade corporativa em pequenos e médios negócios.

Nos Estados Unidos, as refeições doadas pela 2 Degrees Food são distribuídas com ajuda da organização americana Feeding America. Já em países como Malawi, Haiti, Índia, Colômbia e Mianmar, os parceiros do projeto são o Programa Alimentar Mundial, da ONU, e organizações como a indiana Akshaya Patra Foundation e a norte-americana Partners in Health, entre outras.

Como lida com crianças em estado crítico de nutrição, a empresa não doa qualquer tipo de alimento, mas sim refeições especiais com alto valor nutricional e que podem ser consumidas de imediato, sem necessidade de água ou de cozimento. Além disso, sempre que possível o projeto recorre a fornecedores locais para fazer as refeições, incentivando produtores da região onde os alimentos serão distribuídos.

O nome 2 Degrees Food, por sinal, reflete uma vontade de aproximar pessoas que parecem tão distantes. Em português, significa “dois graus”, e indica que consumidor e beneficiário estão a apenas dois graus de separação, apesar de por vezes estarem a alguns milhares de quilômetros de distância. É a empresa de alimentos que conecta uns aos outros.

A 2 Degrees Food faz o bem sem precisar abrir mão dos lucros. Atualmente, seus produtos são comercializados no site da empresa e em mais de dois mil pontos de vendas, incluindo universidades, redes de mercados, hotéis e até mesmo companhias aéreas. Além disso, fazendo jus a seu status empresarial, a 2 Degrees Food está com planos de expansão para 2014: pretende lançar outros produtos, como café e chá, buscando aumentar seu espaço no mercado, mas sempre com um olho voltado para os problemas alimentares de crianças no mundo todo.