Como a agenda de sustentabilidade pode ser alavancada por meio do Investimento Social Privado?

25 de agosto de 2025

Empresas que investem socialmente, de forma estratégica, colhem resultados que vão muito além do impacto social: ganham em reputação, inovação e sustentabilidade.

Yasmim Araujo Lopes, Analista de Projetos no IDIS

A agenda ESG se caracteriza pela incorporação de critérios sociais, ambientais e de governança no negócio. Hoje, é reconhecida como uma estratégia na agenda das empresas, com papel central de mitigar riscos não financeiros e garantir negócios mais resilientes e sustentáveis a longo prazo, em equilíbrio com a sociedade.

Evidências já mostram o valor promissor dessa agenda. Em momentos críticos, como a pandemia de Covid-19, as carteiras de investimento ESG tiveram menor volatilidade, demonstrando que esses ativos oferecem maior resiliência e reforçam a sustentabilidade das empresas em momentos de crise. O Panorama da Sustentabilidade Corporativa 2025, elaborado pela Amcham em parceria com a Humanizadas, revelou que 76% das empresas já adotam práticas sustentáveis, embora 52% ainda estejam no estágio inicial e, para 72% delas, a sustentabilidade já faz parte da estratégia de negócios.

Apesar dos avanços, ainda existem barreiras para consolidar a agenda ESG. Entre os principais desafios estão comprovar os resultados financeiros da sustentabilidade e engajar a liderança, apontados por 58% e 54% das empresas, respectivamente.

Acontece que, a Agenda ESG articulada ao Investimento Social Privado pode fortalecer um conceito ainda mais amplo: a sustentabilidade.

Confira também ‘ESG, RSC e ISP: o que significa e como as siglas se relacionam’

 

Como alavancar a sustentabilidade corporativa no Brasil?

Diante de um cenário em que a maioria das empresas ainda está nos estágios iniciais da sustentabilidade e enfrenta desafios para demonstrar valor e engajar lideranças, é preciso definir caminhos que impulsionem boas práticas e gerem resultados para o negócio.

O Panorama de Sustentabilidade Corporativa analisou 15 práticas-chave, avaliando cada uma delas a partir de dois eixos: impacto (financeiro e social) e esforço de implementação. O estudo resultou em uma matriz de priorização que ajuda empresas a entenderem por onde começar e quais ações podem trazer retorno mais rápido.

Entre essas práticas, o apoio a projetos sociais e o voluntariado corporativo apareceram como quick wins. Isso significa que são iniciativas de fácil execução, com custos relativamente baixos e resultados perceptíveis em curto prazo.

 

O papel do Investimento Social Privado

Integrado à Responsabilidade Social Corporativa, o Investimento Social Privado (ISP) é a alocação voluntária e estratégica de recursos por parte das empresas para gerar um impacto socioambiental positivo, tendo como abordagem um olhar mais estratégico e orientado a resultados, baseado em dados e evidências, com foco na criação de valor de longo prazo para a sociedade e para o negócio.

Da mesma maneira que a Amcham e a Humanizadas apontaram o apoio a projetos sociais e ao voluntariado como práticas que alavancam a sustentabilidade corporativa, o estudo Investimento Social Privado: Estratégias que alavancam a Agenda ESG, do IDIS, identificou, a partir da análise do desempenho das empresas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3), a correlação existente entre boas práticas de ISP e a sustentabilidade empresarial.

O levantamento analisou o triênio 2022-2024 das empresas que fazem parte do indicador e, durante o período avaliado, a prática de Investimento Social Privado manteve-se entre os dez tópicos com maior correlação com a nota do ISE B3, evidenciando que empresas com bom desempenho em ISP também se destacam em sustentabilidade. 

 

Captcha obrigatório

 

Fica evidente que realizar apoio e investimentos em projetos socioambientais promove a sustentabilidade corporativa. Entretanto, é necessário investir estrategicamente, engajando a liderança e considerando o próprio negócio como público do ISP.

Quando o Investimento Social Privado está alinhado à estratégia da empresa, ele promove o engajamento da liderança e garante a continuidade dos programas, evitando que as iniciativas se percam ao longo do tempo. Também fortalece o sentimento de pertencimento entre colaboradores, que passam a se envolver mais com as causas apoiadas, e amplia o reconhecimento da empresa por parte de comunidades, organizações sociais e até do poder público.

Além disso, o investimento social estratégico gera outros benefícios, como a melhora da reputação da empresa, o fortalecimento da relação com clientes, a abertura para novas parcerias e inovações em soluções sociais e ambientais e a ampliação da capacidade de influência em agendas políticas e institucionais.

 

O IDIS na agenda de sustentabilidade e ESG

Em 2023, foi oficializada a criação de uma célula ESG no time de consultoria do IDIS, oferecendo apoio técnico a empresas que desejam aprimorar suas estratégias ESG e conectá-las a suas práticas de investimento social. 

Entre os serviços oferecidos estão: 

  • Diagnóstico, planejamento e definição de planos de ação para alinhar o investimento social à estratégia ESG e de sustentabilidade;
  • Desenho estratégico com base em Teoria da Mudança (TdM), arquitetura de atuação e metodologias complementares;
  • Pesquisas, estudos e benchmarking sob medida, adaptados ao contexto e às necessidades da organização;
  • Facilitação de workshops, treinamentos e programas de capacitação para engajamento e fortalecimento institucional;
  • Estruturação de planos de monitoramento e avaliação, com definição de indicadores e métricas para reporte integrado e consistente;
  • Mensuração e alinhamento do valor gerado pelo investimento social, destacando benefícios para a sociedade e para o negócio.

 

Conheça alguns dos nossos cases: Ação da cidadania, BTG Pactual, Ella Impacta, Instituto Alpargatas e Brametal e saiba como o IDIS pode apoiar sua empresa na conexão entre propósito e sustentabilidade corporativa.

Confira aqui outros conteúdos sobre Agenda ESG e ISP. 

REFERÊNCIAS

AMCHAM, Humanizadas. Panorama Sustentabilidade Corporativa, 2025. Disponível em: <https://mkt.amcham.com.br/materiais/panorama-sustentabilidade-2025.pdf>. Acesso em: 11 jun. 2025.

B3, Sistema B. Negócios responsáveis: Um olhar para o futuro. Conexões de Valor, São Paulo, 2025. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=OdorlwbCqVw>. Acesso em: 11 jun. 2025.

Comunita. Reflexões e Tendências do ISC: Caminhos para o engajamento da alta liderança empresarial no investimento social corporativo. Comunitas, 2025. Disponível em: <https://comunitas.org.br/publicacao/reflexoes-e-tendencias-do-isc-caminhos-para-o-engajamento-da-alta-lideranca-empresarial-no-investimento-social-corporativo/>. acesso em: 22 jul. 2025.

COUTINHO, Leandro de Matos. O Pacto Global da ONU e o desenvolvimento sustentável. In: R. BNDES, Rio de Janeiro, v. 28, n. 56, p. 501-518, 2021. Disponível em: <https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/bitstream/1408/22029/1/13-BNDES-Revista56-PactoGlobalONU.pdf>. Acesso em: 11 jun. 2025.

FABIANI. Rethinking strategic corporate philanthropy: the donation chain approach. Tese de doutorado, FGV, 2024. Disponível em: <https://repositorio.fgv.br/items/7c8143ee-9098-44b7-a8f0-b519131e5854>. Acesso em: 01 jul. 2025.

IDIS. Investimento Social Privado: Estratégias que alavancam a Agenda ESG, 2024a. Disponível em: <https://www.idis.org.br/estudo-aponta-correlacao-entre-boas-praticas-de-investimento-social-privado-e-agenda-esg/>. Acesso em: 11 jun. 2025.

IDIS. O que é ESG e como ele se relaciona com o Investimento Social Privado?, 2024b. Disponível em: <https://www.idis.org.br/o-que-e-esg-e-como-ele-se-relaciona-com-o-investimento-social-privado/#:~:text=Antes%20de%20mais%20nada%2C%20%C3%A9,que%20circundam%20a%20atividade%20empresarial.%E2%80%9D>. Acesso em: 11 jun. 2025.

PAGOTTO, et al., Entre o público e o privado caminhos do alinhamento entre o investimento social privado e o negócio. São Paulo: GVces, 2016. Disponível em: <https://sinapse.gife.org.br/download/entre-o-publico-e-o-privado-caminhos-do-alinhamento-entre-o-investimento-social-privado-e-o-negocio>. Acesso em: 11 jun. 2025.