Fórum IDIS 2024: reforçando os nós da filantropia

20 de setembro de 2024

Aconteceu no dia 4 de setembro, em São Paulo, a 13° edição do Fórum Brasileiro de Filantropos e Investidores Sociais. Promovido pelo IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social, o evento busca acelerar soluções por meio de conexões e fomentar a filantropia no país.

Foto: André Porto e Caio Graça.

Com o tema FILANTROPIA ENTRE NÓS, as sessões abordaram assuntos como situações emergenciais, uso de dados, filantropia familiar, tecnologia, ESG, policrise e muito mais. Ao longo do dia, estiveram presentes 294 convidados e houve mais 1300 visualizações da transmissão ao vivo.

Foram 11 sessões em 10 horas de programação, com a presença de 61 palestrantes. Falaram nomes como Aline Odara (Idealizadora e Diretora Executiva do Fundo Agbara), Beatriz Johannpeter (Diretora do Instituto Helda Gerdau), Cida Bento (Co-Fundadora e Conselheira do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades), Cristiane Sultani (Fundadora do Instituto Beja), Giuliana Ortega (Diretora de Sustentabilidade da RD – Raia Drogasil), José Luiz Egydio Setúbal (Presidente e Instituidor da Fundação José Luiz Egydio Setúbal), Luana Génot (Fundadora e Diretora Executiva do Instituto Identidades do Brasil), Mariana Moura (Presidente do Conselho de família da Baterias Moura), Renata Piazzon (Diretora geral do Instituto Arapyaú), Sergio Fausto (Diretor geral da Fundação Fernando Henrique Cardoso), Tarcila Ursini (Conselheria de empresas e Copresidente do Conselho do Sistema B) e Ticiana Rolim Queiroz (Fundadora e presidente da Somos Um), além de convidados internacionais como Grace Maingi (Diretora Executiva da Kenya Community Development Foundation), Marijana Sevic (Chefe de Parcerias Estratégicas Internacionais na CAF) e Philip Yun (Co-presidente e co-CEO do CCWA e do Global Philanthropy Forum).

Depois de uma abertura impactante com dançarinas da CC Inter, a mesa de abertura ‘Filantropia desatando os nós do mundo’ logo de cara deu o tom do evento, que ao longo da programação trouxe diferentes olhares para a necessidade de ações colaborativas e plurais no Investimento Social Privado para o enfrentamento de nossos desafios socioambientais.

Em seguida, na plenária ‘Tecendo respostas coletivas para desafios sistêmicos’, foi discutido como podemos finalmente avançar com nossos desafios, de maneira coletiva, a partir da perspectiva de diferentes tipos de organizações.

Depois foi a hora de exibir o trailer do documentário DOAR. O filme com direção de Sérgio Rizzo, apresenta histórias que tiveram sua vida transformada pela cultura de doação. Confira.

A programação teve ainda a participação dos vencedores de 2023 do ‘Prêmio Empreendedor Social’ da Folha de S.Paulo e Fundação Schwab, que puderam apresentar suas iniciativas e propósitos de atuação. O painel contou com a moderação de Eliane Trindade, editora do Prêmio.

Em seguida, a mesa ‘Emergência e Resiliência: filantropia fortalecendo comunidades’ abordou a iminente crise climática e sanitária, discutindo como os fundos de emergência e as doações podem amenizar e antever possíveis desastres.

Outro tema de debate no Fórum 2024 foi a importância da produção e uso de dados na orientação e influencia de boas decisões, mesmo que isso também represente um enorme desafio. A temática foi abordada na sessão ‘Costurando Estratégias: dados como matéria-prima’.

Encerrando a programação da manhã, os convidados participaram de um coquetel que contou com uma sessão de autógrafos do livro ‘Filantropia de Risco: do desenvolvimento científico ao desenvolvimento sustentável’ com Marcos Kisil, fundador do IDIS. O momento foi seguido de um almoço temático: cada mesa tinha um anfitrião, que propunha um tema de conversa. Os participantes puderam escolher entre 18 opções e aprofundar as reflexões sobre as mais diversas questões.

Após o almoço, foi hora de celebrar! Em 2024, o IDIS completa 25 anos e, para marcar essa data especial, lançamos a campanha ‘Investimento Social é Coisa de Gente’. Para animar o Fórum, os repentistas Peneira e Sonhador abriram a festa, seguidos por discursos de Marcos Kisil, Luiz Sorge (presidente do Conselho do IDIS) e Paula Fabiani (CEO do IDIS). Além da sessão comemorativa, durante todo o evento, um totem de fotos temáticas e um varal interativo estavam disponíveis para os participantes.

A entrevista tradicional ‘Em conversa com…’ foi com Cristiane Sultani, fundadora do Instituto Beja; Ticiana Rolim, fundadora e presidente da Somos Um; e Marlene Engelhorn, cofundadora do movimento em prol da taxação de grandes fortunas Taxmenow, que participou por vídeo. A discussão abordou os desafios relacionados à concentração de recursos e ao poder decisório nas mãos de poucos, refletindo sobre como podemos garantir que mais vozes sejam ouvidas.

A mesa ‘Filantropia Familiar: o poder da influência’, por sua vez, discutiu a capacidade diferenciada da filantropia familiar de inspirar e mobilizar mais recursos para atender às demandas sociais.

No painel ‘Tecnologia como geradora de transformações sociais’, os painelistas conversaram cobre como a revolução tecnológica abriu novas oportunidades para potencializar ações filantrópicas e ampliar o impacto de iniciativas sociais, criando espaços para novas reflexões e estratégias.

O Fórum continuou com uma sessão especial de lançamento oficial do Compromisso 1%. Criado para fortalecer a filantropia corporativa no país, o Compromisso engaja empresas de diferentes portes e segmentos, que já doam ou que se comprometem a doar, em até 2 anos, 1% de seu lucro líquido anual para organizações da sociedade civil ou causas de interesse público. A iniciativa é do IDIS e Instituto MOL.

Embalados pelo chamado, a mesa seguinte, ‘Os nós do S na agenda ESG’ trouxe a perspectiva corporativa sobre o tema. Em um cenário em que a agenda ESG avança com velocidade, é importante que as empresas busquem atuar no Investimento Social Privado orientadas por visão de longo prazo e com clareza das contribuições do ISP para sua estratégia de sustentabilidade.

Fechando a programação do dia, na plenária de encerramento ‘Entrelaçando vidas, tecendo o futuro’, nossos convidados, lideranças de destaque em seus setores e países, reforçaram a colaboração entre diferentes atores e diferentes perspectivas para promover um futuro mais justo e próspero.

Veja as fotos da 13° edição do Fórum de Filantropos e Investidores Sociais

“Concluímos este evento mais uma vez com muitas importantes reflexões. São muitos os nós e os desafios, mas o que ouvimos hoje demonstra que temos o que é necessário para enfrentar os que precisam ser enfrentados, e fortalecer os que precisam ter vida longa! Temos conhecimento, bons exemplos, coragem e uns aos outros”, comentou Paula Fabiani, CEO do IDIS.

 

Confira a gravação do evento na íntegra:

 

REALIZAÇÃO E APOIO

A realização é do IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social, em parceria com o Global Philanthropy Forum e a Charities Aid Foundation, e apoio master do Movimento Bem Maior; apoio prata da RD Saúde; e apoio bronze da Fundação Grupo Volkswagen, Fundação Itaú, Fundação José Luiz Egydio Setúbal, Instituto Aegea Saneamento, Instituto Sicoob e Mott Foundation. A UNICEF Brasil é apoiadora institucional do evento e a Alliance magazine é nossa parceira de mídia.

Neste ano, o fórum terá novamente a Alliance Magazine como parceiro de mídia. Sediada na Inglaterra, a maior revista de filantropia do mundo fará a cobertura do evento e transmitirá em inglês ao vivo em seu canal do Youtube.

FÓRUM BRASILEIRO DE FILANTROPOS E INVESTIDORES SOCIAIS

Fórum Brasileiro de Filantropos e Investidores Sociais oferece um espaço para a comunidade filantrópica se reunir, trocar experiências e aprender com seus pares, fortalecendo a filantropia estratégica para a promoção do desenvolvimento da sociedade brasileira. O evento já reuniu mais de 1.500 participantes, entre filantropos, líderes e especialistas nacionais e internacionais. Em nosso canal do YouTube estão disponíveis listas com as gravações de todas as edições. Confira!