IDIS é citado pelo The Wall Street Journal como parceiro do empresário Elie Horn na difícil batalha por mais doadores para causas sociais

12 de dezembro de 2017

Por que os bilionários brasileiros são tão resistentes a doar? Essa é a questão levantada por um dos principais jornais do mundo, o prestigiado The Wall Street Journal, que na versão digital já tem 1,27 milhão de assinantes  somente nos Estados Unidos. Ao descrever a batalha do empresário Elie Horn, o repórter Jeffrey T. Lewis, com a colaboração da jornalista Luciana Magalhães, cita o IDIS como a organização que está apoiando o filantropo brasileiro a trazer para o País um movimento inspirado no The Giving Pledge, criado por Bill Gates e Warren Buffet.

Compromisso moral  – o projeto que estimula as pessoas mais ricas do planeta a comprometerem, em vida, parte de suas fortunas para a filantropia não é um contrato e, sim, um compromisso moral. Já ganhou adesão de mais de 170 bilionários ao redor do mundo, mas até o momento, Elie Horn é o único brasileiro, e único sul-americano, a atender ao pleito. O dono da Cyrella anunciou que vai doar 60% de seu patrimônio de 1 bilhão de dólares para causas sociais.

Uma das exigências do movimento é se manifestar publicamente sobre a adesão ao projeto, o que é um problema no Brasil, onde o sigilo sobre doações passa por todos os extratos sociais, sendo, também, uma questão cultural. É possível comprovar isso ao verificar os números da pesquisa Doação Brasil, do IDIS. No levantamento, a maioria dos brasileiros é contrária a compartilhar  a prática de doação e julga negativamente quem o faz. Sobre o silêncio dos brasileiros, a presidente do IDIS, Paula Fabiani, ressalta: “Doação não é um tema, não ouvimos comentários sobre isso no nosso dia a dia”.

O conteúdo da matéria publicada pelo The Wall Street Journal, exclusivo para assinantes, pode ser lida em: https://www.wsj.com/…/a-quixotic-quest-for-givers-151214888…