IDIS é reconhecido com Prêmio Empregabilidade Jovem

30 de maio de 2023

O IDIS foi uma das organizações reconhecidas pelo prêmio Empregabilidade Jovem Brasil, como um dos agentes que faz  a diferença pela inclusão produtiva no país. Durante o evento de premiação, ocorrido em 26 de maio, foi apresentado um levantamento inédito que mostrou que apenas 13% dos jovens de 18 a 24 anos no Brasil trabalham e estudam. Os números foram divulgados pela subsecretaria de Estatística e Estudos do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego, Paula Montagner.

O evento pioneiro reuniu no Teatro CIEE, em São Paulo, mais de 450 pessoas de 200 instituições que trabalham em prol da inclusão do jovem no mundo do trabalho. Os dados levantados pela pesquisa serviram de base para um debate que abordou o papel do poder público, da educação, da Lei da Aprendizagem e do setor privado na busca de maior inclusão produtiva dos jovens brasileiros.

O evento também mostrou que o problema do desalento entre a juventude brasileira afeta de maneira mais significativa mulheres e a população negra. Mesmo representando cerca de 49% dos jovens brasileiros, as mulheres são 60% dos jovens que não estudam, não trabalham e não procuram trabalho. Já a população negra representa 68% deste grupo.

“Ficamos muito felizes com o reconhecimento, essa é uma causa muito relevante para o IDIS e para o desenvolvimento do nosso país. Parabenizo os organizadores da iniciativa por darem visibilidade aos desafios para a inclusão do jovem no mundo do trabalho.”

Paula Fabiani, CEO do IDIS