Unindo parceiros para o combate ao câncer de mama

26 de julho de 2017

Articular para somar esforços potencializando o impacto dos projetos sociais e fomentando o trabalho em rede. O compromisso do IDIS com o desenvolvimento social também se dá com ações que buscam alcançar esses objetivos. E foi assim que  profissionais do Amazonas conseguiram participar de uma capacitação oferecida pelo renomado Hospital de Câncer de Barretos, no interior de São Paulo.

Desde 2012, o IDIS atua no Amazonas com iniciativas em prol da primeira infância junto com a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SUSAM).  E desde 2003, apoia o Instituto Avon no seu trabalho para a detecção precoce e prevenção do câncer de mama, realizando, entre outras coisas, o monitoramento dos projetos dos parceiros do Instituto. Um desses parceiros é o Hospital de Câncer de Barretos, da Fundação Pio XII, que promove anualmente um curso de capacitação e aprimoramento para profissionais de saúde de todo o Brasil. O objetivo da formação é garantir qualidade e precisão na emissão de laudos dos exames mamográficos.

Os habitantes da região Norte do país, por suas características geográficas que resultam em deslocamentos complexos e longos, tem difícil acesso à mamografia (exame preventivo ao câncer de mama) e ao tratamento. Por isso, a precisão nos exames é mais necessária ainda.  “Em uma de nossas reuniões internas, discutindo os projetos que estávamos desenvolvendo, surgiu a ideia de unir o trabalho desses dois parceiros – Susam e o Instituto Avon”, conta a coordenadora de projetos do IDIS, Marcela Bernardi. “Nós contatamos ambos que prontamente abraçaram a ideia. Em seguida, a Susam indicou quatro profissionais para participar do XXIV Curso de Reciclagem do Núcleo de Aperfeiçoamento em Mamografia, que foi realizado em março desse ano.”

A formação tem carga horário de 80 horas, recebe 12 alunos por ano e é financiado pelo Instituto Avon por meio da parceria com a Fundação Pio XII. A Tecnóloga em Radiologia Julielza Carneiro de Souza, do Hospital Coriolano Cidade Lindoso em Barreirinha-AM, foi uma das quatro participantes indicadas pela Secretaria. “Sou do Amazonas e o curso de reciclagem foi, para mim, de suma importância para adquirir novos conhecimentos para a minha vida profissional. Cem por cento de aprendizado e técnicas excelentes”, relata.

Incentivar e promover parcerias com e entre o poder público, iniciativa privada e sociedade civil eficazes fazem parte do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 17, Parceria em prol das metas e o IDIS procura sempre atuar em consonância com os ODSs, fazendo parte desse esforço mundial em prol de um mundo com mais equidade.