Lançado no Brasil movimento global que reúne empreendedores e inovadores sociais para o atingimento dos ODS

17 de março de 2021

O capítulo Brasil do Catalyst 2030 foi oficialmente lançado! Em uma reunião virtual com quase 200 empreendedores sociais, organizações da sociedade civil e empresas, foi apresentado o movimento global que busca acelerar o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Entre os palestrantes, representantes internacionais e fundadores do movimento no Brasil, que começou a ser articulado ainda em 2019.

Na primeira parte do encontro, Jeroo Bilioria (One Family Foundation) explicou a origem e importância do Catalyst 2030. Já François Bonnici (Fundação Schwab), destacou o empreendedorismo brasileiro como referência internacional. Anamaria Schindler (Ashoka Brasil) comentou sobre as estratégias e força de redes unidas com um único propósito. José Luiz Setubal, finalista do Catalyst 2030 Awards, contou sobre sua trajetória na filantropia na área da saúde infantil e destacou que acredita “na força transformativa da criança para tornar o mundo melhor”.

O evento seguiu com uma apresentação dos fundadores brasileiros, que mostraram os pilares de atuação da rede no país, o modelo de governança local bem como estratégias de captação de recursos e de engajamento coletivo.

Fazem parte do comitê organizador local: Paula Fabiani (IDIS), Gisela Solymos (CREN – Centro de Recuperação e Educação Nutricional), Eliane Trindade (Prêmio Folha Empreendedor Social), Luiza Serpa (Instituto Phi), Nicky Gryczka (Gastromotiva), Raphael Mayer (Simbiose Social), Rodrigo Baggio (Recode), Rodrigo Pipponzi (Instituto Mol e Editora MOL), Valdir Cimino (Associação Viva e Deixe Viver), Wellington Nogueira (Doutores da Alegria), entre outros.

Além disso, após as apresentações, os participantes foram separados em grupos de até 5 pessoas para terem a chance de apresentar-se e já debater sobre o cumprimento das ODS. Os insights gerados serão insumos para a atuação do Catalyst no Brasil. A partir de agora, interessados em integrar a rede já podem apresentar sua inscrição (http://bit.ly/CatalystBrasil).

Em um questionário respondido pelos presentes, o principal Objetivo do Desenvolvimento Sustentável a ser perseguido é a redução das desigualdades (ODS 10), seguido por Igualdade de Gênero (ODS 5) e Educação de Qualidade (ODS 4).

Paula Fabiani destaca: “Ao trazer o Catalyst para o Brasil, criamos um espaço para favorecer a colaboração, a integração entre organizações de diferentes causas e aceleração de mudanças”.

Como próximos passos, o movimento organizará uma série de encontros virtuais em abril com o objetivo de definir agendas prioritárias e desenhar as primeiras ações concretas no Brasil.

Assista aqui o evento na íntegra:

Para inscrever-se, acesse: http://bit.ly/CatalystBrasil.

Saiba mais aqui: https://catalyst2030.net/