Pesquisa Doação Brasil: volume de doações individuais no brasil chega a R$24,3 bilhões em 2024

6 de agosto de 2025

O levantamento aponta um doador mais exigente e traz um capítulo especial sobre doações para situações emergenciais 

Fortemente influenciada pelo contexto socioeconômico e situações emergenciais, o cenário da doação no Brasil apresenta um novo padrão. A nova edição da Pesquisa Doação Brasil revela práticas de doação mais criteriosas, aumento nos valores doados e maior exigência quanto à transparência de instituições beneficiadas. Em 2024, 78% dos brasileiros acima de 18 anos e com rendimento familiar superior a um salário mínimo fizeram ao menos um tipo de doação, seja de dinheiro, bens ou tempo, na forma de voluntariado.

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LANÇAMENTO

O lançamento e a divulgação dos dados da publicação aconteceram no dia 6 de agosto, em um evento híbrido: presencial em São Paulo e transmitido pelo YouTube. O encontro reuniu 53 pessoas presencialmente e já soma mais de 600 visualizações da transmissão ao vivo.

Evento de lançamento da Pesquisa Doação Brasil 2024

A programação teve início com uma contextualização do cenário brasileiro diante da temática da confiança, elemento central da pesquisa, realizada por Marcos Calliari, CEO da Ipsos. Em seguida, Rafael Pisetta, gerente de pesquisa da Ipsos responsável pela elaboração do estudo, apresentou detalhadamente os principais resultados.

Na sequência, o debate contou com a participação de Fernando Nogueira, diretor executivo da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR); Vinicius Barrozo, analista sênior de Marca e Valor Social da Globo; e Vivian Fasca, integrante do Comitê Coordenador do Movimento por uma Cultura de Doação (MCD) e diretora de Marketing e Fundraising da Plan International Brasil. A conversa foi mediada por Andréa Wolffenbüttel, consultora e coidealizadora da Pesquisa Doação Brasil, e percorreu diversos aspectos: da análise geral sobre confiança às implicações dos dados na captação de recursos e no papel de influência da mídia.

Confira a gravação do lançamento:

 

PESQUISA DOAÇÃO BRASIL 2024

O levantamento bianual é uma iniciativa do IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social e traz um retrato detalhado sobre a percepção e as práticas de doação dos brasileiros. A pesquisa tem como uma das principais frentes de análise o conceito da doação institucional de dinheiro, feita para ONGs, campanhas e/ou projetos socioambientais, e não considera doações de esmola, dízimo ou dinheiro para conhecidos.

“A Pesquisa Doação Brasil traz dados fundamentais para compreendermos os avanços e os desafios em relação a essa prática, e reforçam a importância de promovermos confiança nas ONGs, além de seguirmos fomentando a cultura de doação no Brasil”, comenta Paula Fabiani, CEO do IDIS.

 

A pesquisa, realizada pela Ipsos a pedido do IDIS, tem abrangência nacional, com representatividade em todas as regiões do país, e foi realizada a partir da coleta online de 1.500 entrevistas. A margem de erro do estudo é de 2,5 p.p.

O valor estimado do volume de doações, em 2024, foi de R$24,3 bilhões, superior aos R$14,8 bilhões registrados em 2022 e corrigidos aos valores atuais. A mediana das doações individuais anuais passou de R$ 300 para R$ 480.

 

A prática se mostra mais espaçada, acontecendo menos vezes ao ano, porém mais estratégica: a maioria dos doadores afirma escolher com cuidado as causas (86%) e buscar informações antes de doar (83%). Por outro lado, 49% já deixaram de doar após notícias negativas sobre organizações, o que evidencia a importância da confiança como um ativo essencial para o setor. A fidelização também apresentou queda: apenas 49% mantêm o hábito de doar para as mesmas instituições todos os anos – em 2015, eram 69%.

O perfil do doador em 2024 revela um cenário mais equilibrado e qualificado. Homens e mulheres apresentam taxas de doação semelhantes, marcando uma nova equiparação entre os gêneros. A maior incidência está entre adultos de 30 a 49 anos — faixa etária economicamente ativa e estável — e entre pessoas com ensino superior, das quais mais da metade realiza doações (57%). A prática também está mais presente entre indivíduos com renda familiar mais elevada, com destaque para os crescimentos nas faixas entre 4 e 6 salários mínimos e acima de 8 salários mínimos.

Geograficamente, as regiões Norte, Centro-Oeste e Sul registraram maiores índices, influenciadas pela ocorrência de situações emergenciais em 2024. O estudo revela também uma mudança no ecossistema de influência: redes comunitárias e religiosas ganham mais espaço, enquanto abordagens tradicionais como ligações ou e-mails perdem efetividade.

 

CAPÍTULO ESPECIAL: DOAÇÕES EM SITUAÇÕES EMERGENCIAIS

Com eventos climáticos extremos de grande magnitude acontecidos no Brasil em 2024, como as enchentes no Rio Grande do Sul, seca na Amazônia e incêndios no Pantanal, a Pesquisa Doação Brasil traz ainda um capítulo especial sobre doações feitas para situações emergenciais. Entre os destaques, está o fato de que metade da população brasileira doou para uma emergência em 2024, com doações mais expressivas do que observado durante a pandemia, o que sugere uma maior disposição para doar em momentos de crise. Foi revelador também o fato de que 60% das doações em dinheiro para estes fins foram destinadas a locais fora do seu próprio estado, demonstrando não apenas solidariedade nacional, mas um instinto profundo de agir, mesmo quando a necessidade está distante de casa.

De acordo com Patricia McIlreavy, CEO do Center for Disaster Philanthropy (CDP), que contribuiu com a pesquisa, “As organizações mais próximas das comunidades afetadas são também as mais capacitadas a oferecer soluções, mas precisam de recursos antes, durante e depois dos desastres.” Como doadores emergenciais tendem também a doar em outras situações, McIlreavy destaca como no Brasil há um grande potencial de engajar o doador emergencial em ações mais estruturantes, que envolvem o enfrentamento às causas das vulnerabilidades e a recuperação de longo prazo.

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Outros números da pesquisa

  • Entre os comportamentos abordados pela Pesquisa – doação de dinheiro, tempo e bens, apenas o último apresentou retração. A prática foi realizada por 75% dos respondentes em 2022 e caiu para 67% em 2024, influenciando a queda da doação em geral, de 84% para 78%;
  • Penetração de doadores institucionais por faixa de renda: 54% entre 4 e 6 salários mínimos (+14 p.p. em relação a 2022), 60% entre 6 e 8 salários mínimos (+6 p.p.) e 63% acima de 8 salários mínimos (+10 p.p.);
  • Mesmo entre os brasileiros com renda de até 2 salários-mínimos, observa-se uma leve qualificação no comportamento de doação: caiu a proporção dos que doam anualmente até R$ 150 (46% para 32%) e aumentou a dos que doam entre R$ 151 e R$ 500 (37% para 46%);
  • Foi identificada uma queda de doações mensais (de 44% em 2022 para 39% em 2024) e crescimento das doações a cada 6 meses (de 9 pontos percentuais em 2022 para 12 em 2024);
  • Transição digital e logístico-financeira: com o avanço de formas práticas como PIX, adotada por 66% dos doadores institucionais, doar dinheiro se torna mais simples e direto, em detrimento das doações de bens, que exigem deslocamento, armazenamento e mediação;
  • Em 2024, a confiança na instituição aparece como motivador extremamente relevante para doar (81%). Por outro lado, a desconfiança persiste como barreira estrutural: apenas 30% acreditam que a maioria das ONGs é confiável;
  • Sobre doações emergenciais, cerca de ¼ dos Doadores Emergenciais afirmaram que deixaram de fazer outros tipos de doações para doar para emergências; somente 10% do total de respondentes da amostra doou exclusivamente para emergências em 2024;
  • 66% dos doadores que contribuíram com dinheiro para situações emergenciais em 2024 pretendem continuar doando para as ONGs, indicando um potencial de conversão de doadores emergenciais em doadores regulares;

REALIZAÇÃO E APOIO

 

SOBRE a PESQUISA DOAÇÃO BRASIL

A Pesquisa Doação Brasil foi criada com o propósito de mapear, de forma aprofundada, as percepções, atitudes e práticas de doação entre os brasileiros, com foco especial nas contribuições monetárias. O estudo investiga os fatores que impulsionam ou dificultam o ato de doar, oferecendo uma leitura abrangente do comportamento do doador individual no país. Desde sua primeira edição, que refletiu o ano de 2015, a pesquisa se consolidou como a principal fonte de dados sobre a cultura de doação no Brasil, com novas edições sobre 2020, 2022 e 2024. Ao longo desse percurso, ela vem contribuindo para o desenvolvimento de estratégias mais eficazes de mobilização de recursos, oferecendo subsídios valiosos para políticas públicas, iniciativas do terceiro setor e ações institucionais que visam tornar a cultura de doação no Brasil mais sólida, consciente e sustentável.