Pular para o conteúdo. Ir para a navegação

Portal IDIS

Seções
Ações do documento

Publicações

Um nível acima

Investimento Social Familiar: Elementos para uma Ação Estratégica

Publicação do IDIS que discute como famílias afortunadas e engajadas podem rever suas práticas de filantropia e destinar parte de seus recursos de forma consciente e segura, contribuindo para a transformação da realidade social brasileira.

Leia mais

Investimento Social Familiar: Ações Familiares Transformando a Sociedade

Publicação do IDIS que analisa o sistema familiar, o planejamento estratégico do investimento social e a estruturação de uma organização para o investimento social familiar.

Leia mais

A Filantropia como um Legado Familiar

Publicação do IDIS que pretende contribuir para criar um melhor entendimento sobre o papel que cabe a cada família em legar, para as próximas gerações, mais do que bens materiais, mas valores intangíveis de altruísmo e solidariedade para com aqueles que mais necessitam.

Leia mais

Relatório de Atividades IDIS 2004

Conheça os trabalhos realizados pelo IDIS durante o ano de 2004.

Leia mais

Relatório de Atividades IDIS 2003

Texto em português, detalhando as atividades do IDIS em 2003.

Leia mais

IDIS Activity Report - Relatório de Atividades IDIS 2002

Em inglês e português, o relatório apresenta os trabalhos realizados pelo IDIS durante o ano de 2002.

Leia mais

Marketing Relacionado a Causas: Conceitos e Experiências Brasileiras

Publicação baseada nas apresentações feitas durante o I Seminário Internacional de Marketing Relacionado a Causas no Brasil, realizado em novembro de 2003 pelo IDIS e Full Jazz Comunidade. Tem por objetivo disseminar o conceito de MRC, apresentando como essa ferramenta pode ser utilizada como estratégia de transformação social e, ao mesmo tempo, atingir objetivos mercadológicos.

Leia mais

Relatório de Atividades IDIS 2005

Conheça as ações desenvolvidas pelo IDIS em 2005.

Leia mais

“Redes - uma introdução às dinâmicas da conectividade e da auto-organização”

Organizado por Larissa Costa, Viviane Junqueira, Cássio Martinho e Jorge Fecuri, o livro “Redes - uma introdução às dinâmicas da conectividade e da auto-organização” apresenta, de maneira bastante didática, o conceito de redes sociais, levantando sua história, dinâmica, potencialidades e desafios. Publicado pelo WWF em 2003, o livro traz contribuições importantes para pessoas e grupos que pretendem formar uma rede ou consolidar redes já existentes.

Leia mais

Desafios do Ecossistema e Implicações Corporativas

No final de 2006, o World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), em conjunto com o Earthwatch Institute (Europe), a World Conservation Union (IUCN) e o World Resources Institute (WRI), lançaram a publicação "Ecosystem Challenges and Business Implications".

Leia mais

Criando Valor

Elaborado pelo Instituto Ethos, International Finance Corporation e Sustainability, em 2002, o documento “Criando Valor” partiu de 240 exemplos de negócios colhidos em cerca de 60 países emergentes para analisar a relação entre práticas de gestão sustentável e o sucesso dos negócios.

Leia mais

Desenvolver uma infra-estrutura para o voluntariado – Notas Orientadoras

Elaborado pelo Programa Voluntários das Nações Unidas, o documento oferece informações sobre como desenvolver uma infra-estrutura que inclua os sistemas, mecanismos e instrumentos necessários para garantir que o voluntariado floresça.

Leia mais

50 experiências pró-ODM de sucesso são reunidas em livro

12/04/2007 – No último dia 10, foi lançado o livro “50 Jeitos Brasileiros de Mudar o Mundo – o Brasil Rumo aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”. O documento sistematiza a experiência de 50 iniciativas pró-Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), bem-sucedidas, levadas a cabo por organizações da sociedade civil, poder público, empresas, agências de cooperação internacional, além de institutos e fundações empresariais.

Leia mais

Publicação discute a contribuição das empresas para o desenvolvimento da América Latina

13/04/2007 - Com o objetivo de analisar a contribuição dos grupos empresariais socialmente responsáveis rumo ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) na América Latina, o Banco Interamericano de Desenvolvimento lançou a publicação “Contribución de las empresas al desarrollo en Latinoamérica”.

Leia mais

Relatório mostra como empresas podem contribuir para erradicar a fome e a pobreza

13/04/2007 - “Erradicar a extrema pobreza e a fome” é a aspiração primordial dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O documento “Desencadeando o Empreendedorismo – o Poder das Empresas a Serviço dos Pobres”, publicado em 2004, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), mostra como as empresas podem se engajar no combate à pobreza e como é possível desencadear o potencial do setor privado e do empreendedorismo em países em desenvolvimento.

Leia mais

Investimento social é tema de nova publicação do GDF

13/04/2007 - O Grupo de Fundaciones acaba de lançar a quarta publicação da série de estudos sobre Investimento Social. O documento contém a síntese das idéias discutidas durante a IV Jornada Anual do GDF, realizada em outubro do ano passado.

Leia mais

Estudo da Sustainability mostra que parcerias entre empresas e empreendedores sociais geram bons negócios

03/05/2007 - Lançado, no final de março, pela SustainAbility e pela Skoll Foundation, o relatório “Growing Opportunity: Entrepreneurial Solutions to Insoluble Problems” explora como parcerias entre empresas e os chamados “empreendedores sociais” (definidos pessoas que vêm trabalhando para criar soluções para os desafios sociais e ambientais da atualidade), podem gerar benefícios, tanto para as empresas, quanto para as comunidades.

Leia mais

Guia conscientiza jovens sobre a importância do consumo sustentável

Metade da população mundial tem menos de 20 anos e 90% deles vivem em países em desenvolvimento. Essas pessoas em formação serão, em breve, os principais atores rumo ao desenvolvimento sustentável. Diante do esgotamento global e, tendo em vista a necessidade de ser mudar os hábitos de consumo mundiais, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) criaram a publicação “Jovens Rumo à Mudança - kit de formação para o consumo sustentável”.

Leia mais

Relatório de Atividades IDIS 2006

Conheça as atividades desenvolvidas pelo IDIS no ano de 2006.

Leia mais

Estratégias de Articulação Intersetorial Para a Prevenção e Detecção Precoce do Câncer de Mama

Baseado na experiência do Programa e Articulação de Lideranças para a Prevenção e Detecção Precoce do Câncer de Mama, do Instituto AVON, o documento tem o objetivo de aumentar a eficácia de projetos sociais voltados à área, contribuindo para a redução da mortalidade causada por essa doença. Publicado em junho de 2007.

Leia mais

Guia Prático de Marketing Relacionado a Causas: Diretrizes e Casos

A publicação Guia Prático de Marketing Relacionado a Causas: Diretrizes e Casos é uma contribuição do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) e dos parceiros da Iniciativa de Marketing Relacionado a Causas (MRC) do IDIS. É um documento que pretende apoiar a sociedade e, particularmente, os profissionais de marketing de empresas e de mobilização de recursos de organizações da sociedade civil, para que possam se beneficiar desta estratégia inovadora de investimento social privado, que tem gerado impactos positivos para causas e empresas, no Brasil e em diversos países.

Leia mais

A filantropia realmente existente na América Latina

Em 2002, Cynthia Sanborn e Felipe Portocarrero, professores da Universidade do Pacífico, apresentaram o trabalho “La filantropía ‘realmente existente’ em América Latina”.

Leia mais

Procurando o futuro – Um guia para os filantropos do século 21

Em 2005, Katherine Fulton e Andrew Blaw, membros do Global Business Network e do Monitor Institute, escreveram o artigo “Looking out for the future – An orientation for Twenty-First Century philantropists".

Leia mais

Guia prático para doadores

5/3/2008 – A segunda edição do “A Guide to Giving”, publicado pela Philanthropy UK está disponível para consulta no site da organização. O guia tem o objetivo de oferecer orientação clara e prática sobre doação de tempo e dinheiro a causas sociais. Embora essa seja direcionada a indivíduos, a publicação oferece bons conselhos a outros tipos de doadores.

Leia mais

Guia facilita o uso de melhores práticas em programas de voluntariado corporativo

12/3/2008 – O site da Points of Light Foundation & Hands of Network disponibiliza o Principles of Excellence, uma série de guias que ajudam a identificar tendências, avaliar programas e a estabelecer padrões para voluntariado corporativo. A ferramenta deve encorajar a qualificação dessas práticas de voluntariado.

Leia mais

Descobrindo o Investidor Social Local: Perfil e Características

A publicação tem como objeto a Pesquisa IDIS sobre o Perfil do Investidor Social Local. O estudo, realizado com base em quatro municípios paulistas (Guarulhos, Limeira, Santa Bárbara d'Oeste e São josé dos Campos) contou com o apoio da Fundação Interamericana e dos integrantes do Programa DOAR de cada uma das localidades.

Leia mais

Desenvolvimento de Lideranças Comunitárias: Reflexões e Sugestões

O processo de desenvolvimento de lideranças comunitárias é o objeto da publicação do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social, que reúne textos produzidos com base em experiências e aprendizagens acumuladas durante o Programa DOAR.

Leia mais

Ensaio analisa relação entre fundações comunitárias e desenvolvimento local

5/5/2008 – O ensaio “Fundação Comunitária e Desenvolvimento local: modelo na construção de transparência, legitimidade, confiança e sustentabilidade” analisa o conceito de fundação comunitária a partir de experiências latino-americanas de desenvolvimento local.

Leia mais

Base sólida para construir

8/5/2008 – “Nunca houve época melhor para investir nos jovens que vivem em países em desenvolvimento”. É com esta mensagem que Paul Wolfowitz, presidente do Banco Mundial, apresenta o Relatório sobre o Desenvolvimento Mundial de 2007: o desenvolvimento e a próxima geração. A 29ª edição da série analisa prioridades de ação em cinco esferas que marcam aprimoramento do capital humano dos jovens: estudar, trabalhar, desenvolver um estilo de vida saudável, formar família e exercer cidadania.

Leia mais

Métricas para medir impacto

27/5/2008 – Realizado pela consultoria GrantCraft, o documento Making Mesuares Work for You discute o método quantitativo para identificar resultados de ações sociais. Segundo o estudo, as avaliações baseadas em dados funcionam porque utilizam métricas objetivas para medir impacto.

Leia mais

Relatório de Atividades IDIS 2007

Conheça as atividades desenvolvidas pelo IDIS no ano de 2007.

Leia mais

Memória Social – Uma Metodologia que Conta Histórias de Vida e o Desenvolvimento Local

Identificar o potencial das histórias individuais e coletivas como aliadas do desenvolvimento local é a proposta do Projeto Memória Social, criado pelo Senac São Paulo em parceria com o Museu da Pessoa. A primeira edição da iniciativa resultou no livro Memória Social – Uma Metodologia que Conta Histórias de Vida e o Desenvolvimento Local.

Leia mais

Early Child Development: From Measurement to Action

A publicação do Banco Mundial nasceu a partir de um simpósio organizado pela instituição em setembro de 2005. O evento foi o terceiro de uma série de conferências organizadas para estudar a Primeira Infância como o ponto inicial para políticas e programas de desenvolvimento humano. A publicação oferece os temas debatidos no encontro. São 15 capítulos escritos por especialistas e líderes no campo da Primeira Infância. Leia o texto original, em inglês.

Leia mais

Princípios para investimento entre fronteiras

31/7/2008 – Desenvolvido em parceira entre o Council on Foundations (COF) e o European Foundation Centre (EFC), o Principles of Accountability for International Philanthropy é uma fonte de discussão de princípios de responsabilidade em investimento social privado internacional. O objetivo é inspirar veteranos e principiantes em iniciativas entre fronteiras e tornar mais eficientes estas ações.

Leia mais

CAF discute modelos de empresas sociais

5/8/2008 – O crescimento de empreendimentos que se definem como empresas sociais (social enterprises) levou a Charities Aid Foundation (CAF) a propor a discussão sobre os conceitos que caracterizam estas organizações. O documento Os três modelos de empresas sociais: criando impacto social por meio de negócios (The 3 Models of Social Enterprise: Creating social impact through trading activities) foi criado para ajudar investidores e organizações que recebem recursos a pensar como diferentes estruturas de negócios podem possuir objetivos sociais.

Leia mais

CAF discute financiamento da sociedade civil

4/9/2008 – Como financiador de organizações da sociedade civil há seis anos, o Venturesome, fundo de investimento social da Charities Aid Foundation (CAF), identificou a necessidade de esclarecimentos sobre as estruturas, parâmetros e até propósitos do mercado de investimento social. Para tanto, a instituição elaborou o documento Financing Civil Society: A practitioner’s view of the social investment market.

Leia mais

Wings oferece glossários sobre setor de investimento social privado

10/8/2008 – A Worldwide Intiative for Grantmaker Support (Wings) mantém dois glossários de termos relacionados ao terceiro setor. O objetivo é revelar a variedade de significados para termos usados no campo da filantropia e investimento social privado e, desta maneira, contribuir para a expansão do diálogo internacional na matéria.

Leia mais

Parcerias intersetoriais como mecanismos de desenvolvimento sustentável

7/10/2008 – O movimento global de parcerias entre empresas e organizações não-governamentais (ONGs) é tema de estudo do International Business Leaders Forum (IBLF). A organização que reúne os 100 maiores negócios do mundo conclui que o paradigma no qual as ONGs são cumpridoras de serviços, as empresas, financiadoras, e os governos, reguladores, está ultrapassado. Segundo o documento Construindo um Melhor Entendimento de Parcerias Globais entre Empresas e ONGs (Building a better understanding of global business-NGO partnerships), as parcerias intersetoriais estão se tornando o mecanismo preferido em projetos de desenvolvimento sustentável.

Leia mais

Publicação analisa papéis de fundações comunitárias

9/12/2008 – Três funções das fundações comunitárias - distribuir recursos; atuar como veículo para a filantropia de indivíduos, corporações e organizações que desejam atuar em uma área específica; e ser centro de liderança de uma comunidade – são analisadas pela publicação The Balancing Act: The Roles of a Community Foundation. O documento foi lançado pela Charles Stewart Mott Foundation no segundo semestre de 2008.

Leia mais

Las Fundaciones Comunitarias y el Financiamento Solidario de las Organizaciones Sociales y sus Proyectos

O estudo realizado pela Fundación Ses analisa iniciativas de desenvolvimento comunitário da Argentina, Brasil e México.

Leia mais

Fundaciones Comunitarias – Experiencias. Miradas. Aprendizajes

O informe é um complemento da publicação Las Fundaciones Comunitarias y el Financiamento Solidario de las Organizaciones Sociales y sus Proyectos e analisa as experiências de desenvolvimento comunitário no Brasil e no México.

Leia mais

Estudo analisa fundações comunitárias na Argentina

5/1/2009 – Lançado no segundo semestre de 2008, o estudo Las Fundaciones Comunitarias y el Financiamento Solidario de las Organizaciones Sociales y sus Proyectos parte da análise de organizações de desenvolvimento local argentinas para discutir o conceito de fundações comunitárias. O documento segue a proposta de que elas são um conceito flexível e não um formato invariável de organização.

Leia mais

Guia de investimento ético da CAF

5/2/2009 - A Charities Aid Foundation (CAF) oferece gratuitamente um guia sobre investimento ético, o Invest Today to a Better Tomorrow (Invista hoje para um amanhã melhor, em tradrução livre). A publicação foi feita em parceria com a F&C Asset Management, uma das lideranças em administração de investimento ético no Reino Unido.

Leia mais

Relatório incentiva a inclusão dos direitos humanos ao mundo corporativo

7/5/2009 – Aproveitando o cenário de crise econômica mundial, John Ruggie, representante especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para a área de negócios e direitos humanos, publicou, no último 22 de abril, o relatório “Business and Human Rights: towards operationalizing the ‘protect, respect, and remedy’ framework” (“Negócios e Direitos Humanos: em busca de operacionalização da estrutura de proteção, respeito e reparação”, em tradução livre). O documento ressalta a necessidade de o Estado criar políticas públicas que incentivem a responsabilidade social corporativa, a fim de obter uma economia mundial mais inclusiva e sustentável.

Leia mais

Indicadores de Qualidade na Educação Infantil

19/5/2009 – “Indicadores de Qualidade na Educação Infantil” é um novo instrumento de autoavaliação de creches e pré-escolas. O documento apresenta uma metodologia participativa e aberta à comunidade, que permite às instituições que trabalham com crianças de até 6 anos se avaliarem em sete aspectos.

Leia mais

Publicação do BITC explica como reestruturar o RH em tempos de crise

16/6/2009 - A Business in the Community (BITC) desenvolveu uma publicação que pode auxiliar as corporações a enfrentar as turbulências da atual crise econômica que vem fazendo com que haja diminuição na confiança e na disponibilidade de crédito. Uma das saídas quem vem sendo muito utilizada pelas empresas é a demissão de funcionários para reestruturação organizacional. O BITC é uma organização do Reino Unido que auxilia empresas a terem um desenvolvimento sustentável.

Leia mais

Publicação do GrantCraft ensina manter comunicação eficaz

2/7/2009 – Como a comunicação pode impactar nas doações? Como a equipe da organização pode utilizar estratégias de comunicação para dar suporte aos doadores? A partir de questões como essas, o Grantmaking & Philanthropy (GrantCraft) criou um guia que mostra como uma estratégia de comunicação bem planejada e executada pode contribuir para o relacionamento com todos os stakeholders de uma instituição.

Leia mais

Relatório de Atividades 2008

Confira as atividades desenvolvidas pelo IDIS ao longo de 2008.

Leia mais

Um novo olhar da comunidade: Programa Redins - Redes pela Educação Infantil

30/7/2009 - Publicação traz avaliação dos impactos das cinco redes integrantes do programa promovido pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) e financiado pela Fundação Bernard van Leer, da Holanda.

Leia mais

O respeito à criança é tema de análise em publicação da Fundação Bernard van Leer

6/10/2009 – A Fundação Bernard van Leer, da Holanda, lançou em setembro de 2009, publicação Too Young for respect? Realising respect for Young children in their environments – A cross cultural analysis (Muito jovem para respeitar? O respeito real às crianças pequenas em seu meio-ambiente – Uma cruzada cultural analítica, em tradução livre). A obra discute o quanto os adultos efetivamente ouvem e levam em conta a expressão de meninos e meninas de menos de 8 anos.

Leia mais

Publicação do BiTC discute fortalecimento das comunidades

28/10/2009 – A organização social inglesa Business in the Community (BiTC) disponibiliza a publicação Building Stronger Communities, Business and the Third Sector: Innovation in tough Times (Construindo Comunidades, Negócios e Terceiro Setor mais Fortes: Inovação em Tempos Difíceis, em tradução livre).

Leia mais

Relatório Direitos Humanos no Brasil chega à 10ª edição

16/12/2009 – A Rede Social de Justiça e Direitos Humanos divulga o 10º Relatório Direitos Humanos no Brasil, edição especial que marca os 10 anos de publicação anual do relatório que traz diversas análises sobre a situação dos direitos humanos no país. A Rede congrega organizações da sociedade civil e movimentos sociais que atuam no tema.

Leia mais

Ipea analisa políticas sociais para a juventude brasileira

27/1/2010 – O Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) lançou em janeiro de 2010 o livro Juventude e Políticas Sociais no Brasil. A publicação analisa a inserção do tema juventude nas políticas públicas do país, avaliação essa conduzida pela sua Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc).

Leia mais

Guia analisa eficácia da filantropia

25/2/2010 – The little blue book: NPC’s guide to analysing charities, for charities and funders (O Pequeno Livro Azul: guia da NPC para analisar a filantropia, para organizações e investidores sociais, em tradução livre) é a nova publicação da New Philanthropy Capital (NPC), organização do Reino Unido que auxilia filantropos locais e internacionais a aumentar seu impacto social.

Leia mais

Publicações do BiTC mostram experiências de clubes esportivos nas comunidades

17/6/2010 – Já pensou na combinação clubes esportivos e investimento social? Ela funciona. Pelo menos é o que demonstram duas publicações da organização social britânica Business in the Community (BiTC): Community Engagement: insights into the contribuition of European Club Football e A spotlight on partnerships (Compromisso comunitário: reflexões sobre as contribuições dos Clubes de Futebol Europeus e Uma luz sobre as parcerias, em tradução livre).

Leia mais

Relatório de Atividades IDIS 2009

14/7/2010 - O IDIS publica a edição 2009 de seu Relatório de Atividades, em que destaca o aniversário de 10 anos da organização, além dos trabalhos desenvolvidos ao longo de 2009 e os desafios que enfrentou.

Leia mais

Publicação traz histórias de filantropos

20/7/2010 – A The Atlantic Philanthropies lançou a publicação Turning Passion into Action: Giving while Living (Transformando Paixão em Ação: Doar enquanto se Vive, em tradução livre), que apresenta perfis de filantropos de diferentes partes do mundo e as motivações de suas práticas.

Leia mais

Publicação apresenta experiências exitosas de investimento social comunitário

2/8/2010 – A International Finance Corporation lançou um guia de boas práticas de investimento social comunitário em diferentes continentes, chamado Strategic Community Investment – A Quick Guide – Highlights from IFC’s Good Practice Handbook (Investimento Comunitário Estratégico – Um Guia Rápido – Livro de Bolso para Boas Práticas, em tradução livre). Entre os destaques, a obra mostra o Programa Redes Sociais, da Veracel Celulose, desenvolvido em conjunto com o Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS). O programa formou redes entre pessoas e instituições dos três setores nas comunidades onde a empresa atua. A finalidade foi de provocar transformações sociais nessas localidades. A íntegra da publicação também está disponível no link http://www.ifc.org.

Leia mais

Relatório de Atividades IDIS 2005

O IDIS publica a edição 2005 de seu Relatório de Atividades com os trabalhos desenvolvidos ao longo ano e os desafios que enfrentou.

Leia mais

Relatório de Atividades IDIS 2009

O IDIS publica a edição 2009 de seu Relatório de Atividades, em que destaca o aniversário de 10 anos da organização, além dos trabalhos desenvolvidos ao longo de 2009 e os desafios que enfrentou.

Leia mais

Acessar


Esqueceu sua senha?
Novo usuário?
Cadastre-se para receber o InVista Social - Boletim do Investidor Social.

Parceiros


 

Impulsionado pelo Plone, o Sistema de Gerenciamento de Conteúdos de Código Aberto