Responsabilidade Social: termos e definições

22 de julho de 2015

Um projeto de responsabilidade social só traz consequências positivas para a sociedade se for realizado de forma planejada. Esses benefícios são possíveis e sustentáveis quando se leva em conta a estratégia de negócio da empresa. Hoje, empresas que incorporaram a responsabilidade social como forma de gestão reconhecem que o impacto social e ambiental precisa ser gerido da mesma maneira que a performance econômica. É nesse contexto que ganham destaques conceitos como Responsabilidade Social Empresarial, Investimento Social Privado e Marketing Relacionado a Causas.  Abaixo, conheça as definições e os benefícios de cada um deles.

Responsabilidade Social Empresarial

É uma forma de gestão definida pela “relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade” (Instituto Ethos). A responsabilidade social empresarial destina-se a programas e projetos que a instituição desenvolve por iniciativa própria ou por meio de parcerias. Quando uma empresa decide financiar projetos assim, expressa sua responsabilidade social.

Investimento Social Privado

O Investimento Social Privado pode ser definido como “repasse voluntário de recursos privados de forma planejada, monitorada e sistemática para projetos sociais de interesse público” (GIFE – Grupo de Institutos Fundações e Empresas). A maioria dos investidores sociais privados é composta por fundações, associações empresariais e empresas que, de forma geral, administram esses recursos com visão de negócio, ou seja, focados em temas definidos pela instituição. Vale destacar que esses recursos não se limitam ao dinheiro; as empresas possuem outros ativos, que podem e devem ser utilizados em benefício da comunidade, como funcionários que podem contribuir com voluntariado ou conhecimento técnico, .

Marketing Relacionado a Causas

É uma forma de Investimento Social Privado que alinha as estratégias de marketing da empresa com as necessidades da sociedade, trazendo benefícios para a causa e para os negócios de forma mútua. Como trabalham com imagens, da empresa e de uma organização, precisam ser elaborados de forma criteriosa, com base em princípios éticos e de total transparência. Estudos realizados em diversos mercados evidenciam o impacto positivo gerado para a causa, trazendo mais recursos e mobilização, além de agregar valor à marca, fidelizando consumidores e envolvendo colaboradores.