Fundações comunitárias como catalisadoras de mudança sistêmica são destaque em artigo internacional

30 de julho de 2025

O artigo “Radically local: Community foundations as catalysts of systemic change from the territory” (“Radicalmente local: Fundações comunitárias como catalisadoras de mudança sistêmica a partir do território”), publicado por Agustín Landa na Alliance Magazine, destaca o papel estratégico das fundações comunitárias como impulsionadoras de transformações profundas e sustentáveis a partir dos territórios.

O texto apresenta a relevância das fundações comunitárias na construção de modelos filantrópicos mais democráticos, resilientes e conectados à realidade local. Elas não apenas canalizam recursos, mas constroem infraestrutura cívica e filantrópica que perdura, com base na confiança, participação e corresponsabilidade.

“Fundações comunitárias não apenas aproximam recursos da comunidade; elas pertencem a ela, são responsáveis por ela e crescem com ela”, trecho do artigo.

A publicação também ressalta o crescimento e fortalecimento das fundações comunitárias na Ibero-América – incluindo o Brasil – e o papel fundamental das organizações de apoio nacionais, como o IDIS, que atua como potencializador do ecossistema filantrópico por meio do programa Transformando Territórios, realizado em parceria com a Charles Stewart Mott Foundation.

O artigo surge do diálogo contínuo entre membros da CIAF – Comunidade Ibero-americana de Aprendizagem sobre Fundações Comunitárias, uma rede de colaboração e intercâmbio entre organizações da região, da qual o programa Transformando Territórios também faz parte. A CIAF busca fortalecer o campo das fundações comunitárias por meio do compartilhamento de experiências, produção de conhecimento e articulação regional.

Confira o artigo na integra, em inglês, aqui.