Relatório de atividades IDIS 2022: juntos, fomos mais longe

10 de maio de 2023

“Nunca avançamos tanto, e em tão pouco tempo. A mobilização causada pela pandemia mostrou a potência da colaboração.” Este foi o mote do Fórum Brasileiro de Filantropos e Investidores Sociais 2022 e podemos dizer que ele também nos guiou dia a dia no IDIS. Trabalhamos juntos, a volta dos encontros presenciais potencializou as conexões e chegamos ainda mais longe.

A colaboração, seja entre nossa equipe ou com outras organizações do setor, deu propulsão a nossa atuação baseada no tripé de geração de conhecimentoconsultoria projetos de impacto.  Em 2022, aprendemos, testamos novos caminhos e formas de fazer, erramos, crescemos,. O que ficou? A certeza de que contribuímos para a nossa missão de inspirar, apoiar e ampliar o investimento social privado e seu impacto. As histórias foram reunidas em nosso Relatório de Atividades.

Acesse e baixe o Relatório de Atividades IDIS de 2022

Conheça os destaques!

NOSSOS NÚMEROS

Na consultoria, foram mais de 53 projetos executados com focos diversos como, planejamento estratégico, governança, desenvolvimento de editais e capacitação de organizações, estruturação de fundos patrimoniais, gestão da doação e monitoramento e avaliação de impacto. E tivemos um índice de recomendação de nossos clientes de NPS (Net Promoter Score) de 96.

Já na área de conhecimento, continuamos com nossa vocação de refletir sobre tendências, ler cenários e sistematizar conceitos e metodologias. Foram 36 novos produtos, incluindo publicações, artigos e notas técnicas lançadas e eventos. Lançamos a primeira edição do Perspectivas para a Filantropia no Brasil 2022, fizemos pela primeira vez uma edição híbrida do Fórum Brasileiro de Filantropos e Investidores Sociais e realizamos a Pesquisa Voluntariado no Brasil 2021. Compreendendo a importância da Agenda ESG e sua conexão com a Filantropia Corporativa, realizamos o Seminário ESG e o Investimento Social Privado, apoiamos o desenvolvimento, adaptação e tradução de estudos da organização, como o Brasil Giving Report e o World Giving Index 2022, traduzido aqui como “Ranking de Solidariedade”. Ao todo, 68 mil pessoas foram alcançadas com estes conteúdos!

Sessão no Fórum Brasileiro de Filantropos e Investidores Sociais

Os projetos de impacto, que o IDIS implementa e lidera, continuaram avançando. No âmbito do programa Transformando Territórios, em parceria com a Charles Mott Foundation, que fomenta a criação e consolidação de institutos e fundações comunitárias, encerramos o ano com 13 iniciativas participantes em diferentes regiões brasileiras, arrecadando mais de R$ 2,6 milhões, além de termos realizado o 1º Seminário Transformando Territórios.  Ao longo do ano, a Coalizão pelos Fundos Filantrópicos, liderada pelo IDIS, esteve em contato com parlamentares e enviou uma carta aberta à Comissão de Assuntos Econômicos reforçando a importância de incentivos fiscais a Organizações Gestoras de Fundos Patrimoniais, acompanhando a tramitação do PLC 158/17, que trata sobre o tema. Ainda nesta temática, lançamos duas importantes publicações: o Panorama dos Fundos Patrimoniais e o Anuário de Desempenho de Fundos Patrimoniais 2021. Com o projeto Monitor de Fundos Patrimoniais, acompanhamos a evolução do tema no Brasil.

Ao final do ano, a experiência de promover o Fundo Emergencial para a Saúde – Coronavírus Brasil rendeu aprendizados e permitiu a estruturação de um novo serviço oferecido pelo IDIS. Demonstrar essa competência, foi um diferencial para a seleção do IDIS como parceiro gestor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no programa Juntos Pela Saúde.

Visita ao Instituto Baixada, no Maranhão, no âmbito do programa Transformando Territórios

RECONHECIMENTOS

Pelo quarto ano, o IDIS foi reconhecido como uma das 100 Melhores ONGs do Brasil e também recebeu o título de melhor ONG de Filantropia. Desde 2017 o Prêmio Melhores ONGs avalia boas práticas de organizações da sociedade civil em quesitos como governança, transparência, comunicação e financiamento.

Paula Fabiani, CEO do IDIS, e Luisa Lima, Gerente de comunicação, na premiação Melhores ONGs 2022

PRESENÇA GLOBAL E PARCERIAS

A colaboração também esteve presente nas parcerias, pois acreditamos que a pluralidade de opiniões, origens, histórias de vida e de repertório enriquecem o nosso trabalho e aumentam o nosso potencial de impacto. Por isso, celebramos a diversidade e investimos no poder das parcerias.

Também participamos de redes temáticas, refletindo, cocriando, referendando e implementando ações. Contribuímos para o avanço de pautas relevantes para o fortalecimento do ambiente democrático, do Investimento Social Privado e da Cultura de Doação no Brasil.

Conheça os nossos parceiros institucionais e as redes das quais participamos em 2022.

QUEM FAZ PARTE DESSA HISTÓRIA

O IDIS vem crescendo a cada ano, consequência da dedicação de cada uma
das pessoas que trabalharam, seja de forma remunerada ou voluntária, para apromoção do investimento social privado e seu impacto pelo Brasil. Agradecemos a todos e todas que estiveram conosco em 2022 e contribuíram com sua dedicação e talentos.

Com modelo de trabalho híbrido, ao longo do ano, foram promovidas uma série de ações de integração, formação e troca de conhecimento, incluindo temas como diversidade racial, cuidados com a saúde e comunicação não-violenta. Parte das ações foram realizadas pelo Comitê de Diversidade, formado neste ano por membros da equipe IDIS.

Conheça todos os detalhes das atividades do IDIS ao longo de 2022 em nosso Relatório de Atividades.

Equipe do IDIS em dezembro de 2022 em confraternização